Gazeta Itapirense

Clássicos de outubro: Septeto Rafael Peregrino revive a era de ouro do Xilofone  

No dia 15 de outubro, às 19h, o projeto Clássicos em Cena recebe o Septeto Rafael Peregrino para um concerto especial dedicado à sonoridade do xilofone, instrumento marcante em gêneros instrumentais dançantes como foxtrote, one step e valsa. A apresentação será no anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, Jardim Ivete, com entrada é gratuita.

O septeto é formado por Rafael Peregrino (xilofone), Caio Caria (piano), Reinaldo dos Anjos (clarinete), Gabriel Peregrino (vibrafone e percussão), Augusto Nogueira (bateria), Rafael Nini (clarone) e Théo Fraga (contrabaixo). O grupo nasceu para dar vida à pesquisa do xilofonista Rafael Peregrino sobre a chamada Era de Ouro do Xilofone (1916–1942), período em que o instrumento se tornou extremamente popular, especialmente em Nova Iorque, e ganhou espaço nas rádios e gravações da época.

O grupo resgata esse universo sonoro com fidelidade, utilizando transcrições cuidadosas, levantamento de partituras, gravações históricas, análises estilísticas e reconstruções de arranjos originais, sem deixar de apresentar releituras criativas e versões de obras do século XX influenciadas por essa tradição.

Para a apresentação em Itapira, o septeto fará homenagem a grandes nomes do xilofone como George Hamilton Green, Joe Green, Sammy Herman, Harry Breuer e Red Norvo e a compositores centrais da música popular americana entre eles George Gershwin, Irving Berlin, Lew Brown, Jerome Kern e Hoagy Carmichael.

Para ajudar o público a conhecer e aproveitar ainda mais toda essa riqueza musical – e seguindo a tradição nos concertos mensais do projeto Clássicos em Cena em Itapira – a noite terá a presença do Maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações com comentários, curiosidades, histórias e informações que tornam o espetáculo ainda mais agradável, leve e descontraído.

Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000, já passou por mais de 15 cidades e se consolida como destaque na agenda cultural de Itapira.

Com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Clássicos em Cena, em Itapira, recebe mais um grupo convidado, para encerrar a temporada 2025. É o Coral Oficinas de Música Caipira, no dia 26 de novembro.

Grupo Penha

Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

Com 64 anos de expertise, seus 2,3 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.

 

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Grupo Convidado: Septeto Rafael Peregrino

Data: 15 de outubro (4ªf)

Horário: 19h

Entrada Franca

Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira–SP

Mais informaçõeswww.classicosemcena.com.br