Cena que choca: crianças caminham por esgoto a céu aberto
Duas crianças, cada uma com uma pipa nas mãos, sobem uma extensa escadaria em condições precárias. No caminho, precisam desviar de trechos destruídos, onde faltam degraus, e passar por cima de esgoto que escorre a céu aberto. A cena foi registrada pela reportagem da Gazeta nesta terça-feira, 18, no Jardim Tropical.
Parece até uma daquelas cenas que estamos acostumados a ver na televisão, em áreas periféricas das grandes metrópoles do país. Mas não é. O cenário está em um tradicional bairro de Itapira, onde moradores convivem com uma escadaria destruída e esgoto a céu aberto e cobram mais atenção do poder público, especialmente do prefeito Toninho Bellini.
A escadaria liga a Rua Argentina à Rua Carmela Galli Papaleo, nas proximidades da Casa do Pão, e voltou a ser alvo de reclamações dos moradores. O motivo desta vez é o aumento do volume de esgoto que vinha escorrendo pela escadaria e pelas laterais, em meio à terra, acompanhado de forte mau cheiro.
A Gazeta já havia mostrado as condições do local em reportagem publicada no dia 13 de agosto. Após a publicação, a Secretaria de Serviços Públicos realizou uma ampla limpeza e retirou o lixo e os materiais que estavam acumulados na escadaria.

O problema do esgoto, porém, teria se agravado durante o último fim de semana e no início desta semana. Segundo os moradores, o volume do líquido aumentou consideravelmente e o cheiro passou a incomodar ainda mais quem vive nas proximidades e utiliza a passagem.
A reportagem voltou ao local nesta terça-feira e constatou o escoamento de líquido pela escadaria e pelas laterais, além do forte odor.
A situação chamou ainda mais atenção pela presença de duas crianças que utilizavam a passagem para brincar. Com suas pipas nas mãos, elas precisaram subir pela escadaria deteriorada e atravessar trechos onde havia sinais do esgoto.

Além do problema sanitário, a passagem continua com sérios problemas estruturais. Há degraus quebrados ou inexistentes, trechos tomados pela terra e falta de iluminação durante a noite, o que aumenta a dificuldade e o risco para quem precisa utilizar o caminho.
Procurada pela Gazeta, a Prefeitura informou, por meio do Departamento de Comunicação, que uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) esteve no local e realizou uma limpeza geral na tubulação.
Segundo a administração, após o serviço não foram mais identificados sinais de vazamento. Na manhã desta quarta-feira, 19, uma equipe retornou ao local e confirmou que o problema não havia voltado. De acordo com a Prefeitura, o que permanecia na escadaria eram apenas as marcas deixadas pelos vazamentos anteriores.

A limpeza realizada pela Secretaria de Serviços Públicos e a intervenção do SAAE resolveram, até o momento, os problemas mais recentes. Permanece, porém, a necessidade de recuperação da estrutura da escadaria, onde faltam degraus e iluminação.
A cena das crianças com suas pipas, em meio a uma passagem destruída e que chegou a apresentar esgoto a céu aberto, mostra a realidade enfrentada diariamente pelos moradores e reforça a necessidade de que o local receba os reparos necessários para voltar a oferecer segurança à população.







