Gazeta Itapirense

Carreta de Mamografia está tendo boa procura em Itapira

A Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou os atendimentos em Itapira na manhã desta terça-feira, 25, no Parque Juca Mulato. A procura está sendo muito boa por parte da população local.

O serviço oferta exames gratuitos às mulheres com idade a partir de 35 anos (mais detalhes a seguir) e permanece no município até o dia 6 de dezembro. De segunda a sexta-feira, o atendimento é das 8h às 17h, com disponibilização de 50 senhas por dia. Aos sábados, a carreta funciona das 8h às 12h com atendimento de até 25 pacientes.

Para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos é necessário apresentar somente o RG e cartão SUS. Pacientes com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar RG, cartão SUS e também o pedido médico SUS. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada, tudo sob organização da equipe da Carreta da Mamografia. As mulheres das faixas etárias que necessitam de pedido médico para realizar o exame devem procurar o CASMI (Centro de Atenção à Saúde da Mulher de Itapira) ou a (o) enfermeira (o) responsável pela sua Unidade Básica de Saúde de referência.

Logo nas primeiras horas da manhã, a secretária municipal de Saúde, Maria Sueli Rocha Longhi, e o médico ginecologista Newton Santana, diretor administrativo do Hospital Municipal, estiveram na carreta para acompanhar os trabalhos. “A vinda da Carreta da Mamografia é importante para ampliar o rastreamento, especialmente na faixa de maior incidência de casos, que é entre os 50 e 69 anos”, afirmou a secretária de Saúde. “E para as mulheres das outras faixas etárias que têm histórico de câncer em familiares de 1° grau ou algum sintoma, também há recomendação”, completou o diretor do Hospital Municipal.

A paciente atendida na carreta leva as imagens impressas no ato do exame. No momento do atendimento, ela recebe também um protocolo com login e senha para acesso ao laudo online, que será disponibilizado em até 48 horas. Em caso de alteração no resultado das mamografias feitas na Carreta, as mulheres serão encaminhadas para o CASMI para a realização de exames complementares.