CAAMI fecha julho com recorde de adoções desde o início das atividades
O CAAMI (Centro de Acolhimento aos Animais do Município de Itapira) encerrou o mês de julho com um marco importante: o maior número de adoções registrado desde o início de suas atividades, em 30 de agosto de 2024. Ao todo, oito animais encontraram novas famílias após enfrentarem situações de maus-tratos e vulnerabilidade.
Os cães Vicente, Hope, Alfredo, Mel, Bethinha, Lilica e Digão, além da gatinha Celeste, agora vivem uma nova realidade em lares cheios de amor e cuidados.
O número é mais expressivo ainda quando colocado ao lado do número total de adoções do CAAMI nesses 11 meses de atividades: 16 animais adotados. Ou seja, somente esse mês de julho representou 50% do total geral.
“A gente celebra cada adoção como uma vitória. Esses animais passaram por situações muito difíceis e ver que estão encontrando lares responsáveis e amorosos nos motiva a seguir com ainda mais empenho nesse trabalho”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Florence. “Não posso deixar de enaltecer o excelente trabalho e empenho das equipes do CAAMI e do Departamento de Bem Estar Animal, que são cruciais para esse resultado”, completou.

Desde o início de suas atividades, o CAAMI já acolheu 51 animais. Desses, cinco foram devolvidos aos tutores após serem encontrados nas ruas, dois infelizmente não resistiram devido às condições graves em que foram resgatados, 16 foram adotados, e os demais seguem acolhidos no espaço, à espera de uma nova chance.
O CAAMI está localizado na Rodovia SP-147, km 44,2 (ao lado do Almoxarifado Municipal), e o atendimento pode ser feito pelo telefone (19) 3913-9475. No site https://itapira.sp.gov.br/pagina-secretaria/caami/160 é possível conhecer os animais disponíveis para adoção e um pouco de suas histórias.
Todo o processo de adoção é acompanhado pela Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) e pelo próprio CAAMI, garantindo condições adequadas de adaptação dos animais e segurança para as famílias adotantes. Interessados podem entrar em contato com a DPBEA pelo telefone (19) 3863-1886 (com WhatsApp) para receber orientações completas.
Criado pela Lei Municipal nº 6.114/2021, o CAAMI é um espaço dedicado ao cuidado, proteção e bem-estar de cães e gatos em situação de risco, oferecendo acolhimento, tratamento inicial, castração e promovendo a adoção responsável como alternativa ao abandono.