Artigo: a importância da sustentabilidade, por Nelson Theodoro
É quase impossível ignorar a importância da sustentabilidade nas empresas e os benefícios que ela pode trazer. A cada dia, há mais cobranças por parte da sociedade e dos clientes, que exigem a adoção de uma postura mais ativa em relação à responsabilidade ambiental.
O que precisamos entender é que devemos adotar uma mentalidade mais verde e incorporar os valores de respeito ao meio ambiente em nossa cultura diária. Isso não só é uma questão ética, mas também uma excelente oportunidade de crescimento! Em troca da sustentabilidade, podemos obter uma série de vantagens, que vão desde o reforço da nossa imagem até a redução de custos.
Portanto, se olharmos por esse ângulo, ser sustentável também pode ser considerado uma estratégia para ajudar a empresa a alcançar o sucesso e melhorar sua competitividade, indo além da simples adoção de hábitos que economizam recursos essenciais, como água e energia.
As empresas podem adotar práticas de responsabilidade ambiental, tornando-se, assim, organizações que respeitam as leis ambientais no Brasil e, ao mesmo tempo, colhem os benefícios financeiros.
Vejamos alguns exemplos:
- Redução de custos: Práticas ecológicas, como a diminuição do uso de energia e papel, podem levar a uma significativa redução nos custos operacionais da empresa. Por exemplo, utilizar uma folha de papel frente e verso já representa um grande ganho.
- Maior eficiência: Implementar práticas de gestão de resíduos torna a empresa mais eficiente e, consequentemente, mais rentável. Enviar as pilhas para seus destinos corretos é um bom exemplo disso. O Sincomercio Mogi Mirim tem um programa desse tipo, e participar não custa nada.
- Reputação positiva: Ser reconhecido como uma empresa responsável e ecológica melhora a reputação da organização e atrai mais clientes e parceiros comerciais.
- Prevenção de multas: Cumprir as leis ambientais evita multas e outras sanções governamentais, o que ajuda a manter a estabilidade financeira da empresa.
Esses temas devem ser discutidos em nossa cidade, sendo também um ponto de apoio para a implementação de cursos e treinamentos voltados a colaboradores e empresários. Se conseguirmos ser reconhecidos como uma cidade onde as empresas demonstram responsabilidade ambiental, haverá um ganho significativo para todos.
No entanto, não basta apenas realizar cursos; é preciso adotar ações de vigilância, visitas e acompanhamentos. Ou seja, é necessário criar um programa que mostre o caminho de como agir, economizar, lucrar e, ao mesmo tempo, preservar para as futuras gerações.
Bom fim de semana e reflita sobre isso!
Por: Nelson Theodoro