Alvorada dos Sinos, missas e procissões marcam o 13 de Maio em Itapira
A tradicional Festa de São Benedito, conhecida carinhosamente como Festa de Maio ou simplesmente Festa do 13, chega ao seu ápice neste início de semana em Itapira. Em sua 137ª edição, a celebração religiosa e cultural reúne fé, história e tradição, movimentando milhares de pessoas nos arredores do Largo de São Benedito.
Apesar do clima de encerramento, ainda há muito o que vivenciar nesta segunda, 12, e terça-feira,13. Durante todo o dia de hoje, barracas de comidas típicas, roupas, artesanato e brinquedos continuam recebendo um grande público. À noite, a programação musical promete animar o público com os shows de Ryan Bertini (18h), Camila Job (20h) e o Projeto “Música na Praça” (21h30). Na Igreja de São Benedito, a missa acontece às 19h30, mantendo viva a essência religiosa da festa.
Amanhã a programação começa logo cedo. Às 5h da manhã, os sinos tocam para anunciar a Alvorada dos Sinos, seguida pela tradicional Procissão da Alvorada, com saída do Parque Juca Mulato e acompanhamento da Banda Lira Itapirense. Às 5h30, Padre André Ricardo celebra a Missa da Alvorada.
A agenda continua com a Procissão da Corte, às 8h30, saindo do Hotel São Paulo (Rua Orestes Pucci), seguida pela missa solene das 10h, na Igreja de São Benedito. Ao meio-dia, haverá a tradicional Homenagem ao Busto da Mãe Preta, na Praça Henricão, no bairro Boa Esperança. Às 14h, a Congada de Aguaí se apresenta com o Terço Cantado, em mais um momento de fé e expressão cultural.
O ponto alto da festa religiosa ocorre às 16h, com a última missa da edição de 2025, seguida da esperada Procissão de São Benedito. Neste ano, o cortejo retoma seu trajeto original, passando pela Avenida Comendador João Cintra, Avenida Rio Branco, Rua Orestes Pucci, Rua José Bonifácio, retornando à igreja pela Comendador João Cintra.
No palco da Praça Mogi Mirim, a despedida musical da Festa de Maio 2025 será comandada pelas bandas Gentileza (18h) e Clint (21h), encerrando com chave de ouro a programação artística.
Em sua primeira edição à frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira, Roniana Valentim destacou a importância do encerramento. “Último dia da Festa de Maio é sinônimo de fé renovada, tradição que permanece. O som dos tambores da Congada anuncia mais que passos marcados, anuncia história, resistência e devoção. […] Que esse encerramento nos encha de esperança, e que a Festa de Maio viva em nós o ano inteiro. Nos vemos em 2026”, afirmou.
A Festa de São Benedito segue sendo, ano após ano, um dos eventos mais simbólicos e emocionantes do calendário itapirense — um elo entre o passado e o presente, entre a fé e a cultura popular.