Gazeta Itapirense

Ações contra bebidas adulteradas já resultaram em mais de 30 visitas

As ações integradas de fiscalização e orientação voltadas à prevenção de casos de bebidas adulteradas com metanol continuam em andamento em Itapira. Nos últimos dias, mais de 30 estabelecimentos entre bares, restaurantes e distribuidoras foram visitados pelas equipes municipais.

Durante as visitas, os agentes verificam a procedência das bebidas, notas fiscais, rótulos, condições de armazenamento e orientam os comerciantes sobre as boas práticas e responsabilidades legais. As inspeções têm caráter preventivo e educativo, mas irregularidades podem resultar em autuações e interdições conforme previsto em lei.

As ações fazem parte da Operação Municipal Integrada de Prevenção e Resposta a Incidentes por Metanol (OMIPRIM), criada por decreto municipal e coordenada pela Prefeitura, com participação da Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas e Tributos, Procon, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outros setores. No caso do Procon Municipal, as ações locais também integram a campanha estadual “De Olho no Copo”, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Além das visitas programadas, as equipes também estão averiguando denúncias recebidas pelos canais oficiais. A Prefeitura reforça o alerta à população para que não consuma bebidas de origem desconhecida e denuncie qualquer suspeita de adulteração ou comércio irregular.

 

Canais de denúncia:

Vigilância Sanitária: https://tinyurl.com/mrk3d3nr

Fiscalização de Posturas: https://tinyurl.com/2w2m5udh

Procon SP: www.procon.sp.gov.br