Absurdo: 10 crianças e 2 adultos são intoxicados dentro de creche em Itapira
A rotina de uma unidade de educação infantil de Itapira foi interrompida após um incidente que expôs a gravidade de uma situação envolvendo crianças de 0 a 4 anos, além de pessoas que lá trabalham.
Ao todo, dez crianças e duas funcionárias precisaram de atendimento médico após serem intoxicadas por veneno de matar baratas. A situação mobilizou pais, profissionais da saúde e órgãos de fiscalização do município.
O caso ocorreu no começo do mês no Centro de Educação Infantil (CEI) Harley Marella, localizado na rua Colibri, bairro dos Prados.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, na sexta-feira, 05 de dezembro, foi realizada uma dedetização emergencial contra baratas na unidade escolar, procedimento feito sem a presença de alunos. Após o recesso do fim de semana, na manhã de segunda-feira, 08, o prédio passou por higienização antes do início das aulas.
Durante a manhã, até por volta das 11h, as crianças permaneceram em atividades na área externa da escola, segundo a Secretaria de Educação. No momento em que retornaram ao espaço interno para o período de descanso, algumas começaram a apresentar sintomas, principalmente irritação nos olhos. Diante da situação, a direção da unidade acionou imediatamente os pais e responsáveis, que levaram as crianças para avaliação médica.
Paralelamente, a equipe gestora da Secretaria de Educação comunicou as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, que passaram a acompanhar os casos. A empresa responsável pelo controle de pragas forneceu o certificado com a relação dos produtos utilizados na dedetização, documento que foi repassado aos profissionais de saúde para auxiliar na análise clínica e na definição do tratamento mais adequado.
De acordo com a secretaria, dez crianças e duas funcionárias apresentaram sintomas e foram atendidas no Hospital Municipal. Como medida preventiva, as aulas foram suspensas na terça-feira, 09. A empresa responsável pela dedetização foi acionada para realizar uma vistoria técnica no local e avaliar as condições de segurança para a retomada das atividades.
A visita técnica ocorreu no dia 09 de dezembro e houve nova higienização de todas as salas, com a empresa informando que não havia qualquer impedimento para retomada das aulas no dia seguinte, 10.
Outro lado
Procurada pela reportagem da Gazeta, a Prefeitura de Itapira emitiu uma nota: “A Secretaria de Educação lamenta profundamente pelo ocorrido e reforça que seguiu corretamente todas as orientações da empresa responsável pela dedetização. A equipe acompanhou os casos e ofereceu todo o suporte necessário às famílias”.



