Escolas recebem palestras sobre segurança no trânsito no Maio Amarelo
As escolas municipais de Ensino Fundamental de Itapira estão recebendo ao longo de maio palestras sobre segurança no trânsito como parte do cronograma do Movimento Maio Amarelo 2026. As atividades tiveram início no dia 5 de maio e seguem até o dia 29, atendendo alunos dos períodos da manhã e da tarde.
As palestras são ministradas por Alessandro Fróes, observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, e utilizam vídeos educativos e slides para orientar as crianças sobre comportamentos seguros no trânsito, como atravessar na faixa de pedestres, usar cinto de segurança, utilizar cadeirinhas e dispositivos adequados para cada faixa etária, cuidados com animais de estimação dentro de veículos, a importância de não jogar lixo pela janela, dentre outros tópicos. A proposta é que além de adquirirem conhecimentos para segurança própria, os alunos levem as orientações para casa, multiplicando o conhecimento entre pais e responsáveis.
Como parte das atividades, os alunos também elaborarão desenhos ou frases sobre o que aprenderam e os três primeiros colocados de cada sala serão premiados posteriormente.

Em sua 13ª edição, o Movimento Maio Amarelo traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, escolhido em um momento em que o Brasil enfrenta um cenário crítico de sinistros de trânsito, com destaque para a crescente vulnerabilidade dos motociclistas. A campanha reforça que perceber e respeitar os outros usuários da via, especialmente os mais vulneráveis, é um gesto simples capaz de salvar vidas.
O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil que busca colocar em pauta o tema da segurança viária, engajando órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações e a sociedade civil organizada em torno de uma causa comum.






