Gazeta Itapirense

Sete gatos mortos: empresa que fez as castrações no Guaçu atuou em Itapira

O caso da morte de sete gatos em Mogi Guaçu, registrado na última terça-feira,16, durante procedimentos de castração, acendeu um alerta sobre os serviços prestados pela empresa contratada para este fim pois é a mesma que operou em Itapira.

Na cidade vizinha, a Prefeitura decidiu suspender temporariamente o contrato após os óbitos, que ocorreram em uma série de 20 cirurgias realizadas no mesmo dia.

Segundo a Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal de Mogi Guaçu, além dos animais que faleceram, pelo menos outro apresentou complicações de saúde, mas resistiu após receber medicação. O caso segue em apuração, com necropsias em andamento para esclarecer as causas das mortes.

A empresa responsável pelas cirurgias também é a mesma que realizou o serviço em Itapira. Aqui foram 580 castrações em 2024 e outras 27 em 2025, todas sem registro de intercorrências.

Em entrevista, o secretário de Meio Ambiente de Itapira, Cristiano Florence, destacou que a execução do contrato é rigidamente acompanhada. “Aqui em Itapira não tivemos nenhuma intercorrência. A equipe sempre acompanha os trabalhos para garantir o correto cumprimento do contrato”, afirmou.