Gazeta Itapirense

Operação do Detran-SP lacra desmanches e prende 3 no Guaçu  

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em ação conjunta com o DEIC de Campinas, realizou nesta terça-feira, em Mogi Guaçu, a operação “Peça Legal”, para fiscalização de estabelecimentos que atuam na desmontagem e na comercialização de peças automotivas.

Ao todo, seis estabelecimentos foram fiscalizados. Três deles funcionavam sem o credenciamento obrigatório junto ao Detran-SP e, por operarem de forma clandestina, foram lacrados. Três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de receptação e contra as relações de consumo.

Em um dos endereços, localizado às margens da Rodovia SP-340, nas proximidades do Rio Mogi Guaçu, os agentes localizaram um veículo com registro de furto, com placas falsas. No mesmo local, foram encontradas diversas peças sem identificação e sem comprovação de origem.

Mega operação do Detran-SP terminou com 3 presos (Foto: Detran)

Em outro ponto da área urbana do município, a fiscalização apreendeu uma peça de câmbio com numeração suprimida, além de outros componentes sem registro e rastreabilidade.

As equipes constataram ainda que três estabelecimentos pertencentes ao mesmo grupo econômico atuavam de forma integrada: um destinado à desmontagem de veículos, outro ao armazenamento e à comercialização de peças e um terceiro utilizado clandestinamente para guardar veículos e componentes de forma irregular. Em todos os locais, foram encontradas peças em desacordo com a lei.

Durante a operação, também foram apreendidos itens de comercialização proibida, como módulos eletrônicos, airbags usados, caixas de direção e cintos de segurança provenientes de desmontagem – peças que, por representarem risco à segurança viária, deveriam ter sido descartadas.