Gazeta Itapirense

Hospital Municipal pede mobilização URGENTE para evitar colapso no estoque de sangue

Após o período de Carnaval, quando tradicionalmente aumentam os atendimentos de urgência e a necessidade de transfusões, o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Itapira enfrenta uma situação crítica no estoque. A unidade reforça o apelo à população para que participe da campanha de doação e ajude a reabastecer as bolsas utilizadas nos últimos dias.

De acordo com o responsável pelo Banco de Sangue, o bioquímico Fran Marella, o cenário voltou a ser preocupante. “Está bem difícil o estoque nosso aqui. Já voltou às normalidades difíceis do dia a dia. Agora, no carnaval, a gente usou muito sangue, foi transfundido em muitos pacientes nessa última semana”, relatou.

Segundo ele, a necessidade é permanente, independentemente de feriados ou períodos festivos. “Todo mundo aproveitou, curtiu, bebeu um pouquinho mais. As pessoas se divertiram, mas tem as pessoas internadas, como todo dia normal”, alertou. Para Fran, é fundamental que a população compreenda que a demanda hospitalar não para. “É importante a conscientização do povo em relação à doação de sangue”, reforçou.

O bioquímico também fez um chamado direto à comunidade para transformar o início do ano em um gesto concreto de solidariedade. “Hoje é quarta-feira de cinzas, a pessoa descansa, amanhã é quinta. Dá tempo de começar o ano fazendo uma boa ação. O povo precisa se ligar e poder aparecer para fazer a doação de sangue, para ver se a gente consegue sair dessa situação crítica que nós estamos”, afirmou.

A primeira etapa de 2026 da Campanha de Doação de Sangue em Itapira será realizada nesta quinta-feira, 19, das 8h30 às 12h, no UNIESI – Campus I, localizado na Avenida Rio Branco, 99, Centro.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos — menores de 18 anos devem apresentar autorização assinada pelos responsáveis e a documentação exigida —, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas, não estar em jejum e estar bem hidratado.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 722 8432.

O Banco de Sangue reforça que cada doação pode salvar até quatro vidas. Em um momento de estoque crítico, o gesto de poucos pode significar a chance de sobrevivência para muitos.