Gazeta Itapirense

Itapira é reconhecida nacionalmente por avanço na alfabetização

Itapira conquistou o Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reconhece os municípios comprometidos com a alfabetização das crianças até o 2º ano e com o monitoramento da progressão das aprendizagens para as demais etapas do Ensino Fundamental. O avanço representa um passo importante nas políticas públicas educacionais do município.

Em 2024, Itapira havia sido certificada com o Selo Bronze e, agora em 2025, evoluiu para o Selo Prata, demonstrando melhoria nos indicadores e no cumprimento das condicionalidades estabelecidas pelo MEC para a garantia do direito à alfabetização na idade adequada.

O Selo Nacional Criança Alfabetizada integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa federal que certifica as gestões municipais que implementam ações estruturantes voltadas à alfabetização nos anos iniciais. Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação participou do processo de monitoramento e avaliação, comprovando o atendimento aos critérios técnicos exigidos.

A melhora dos resultados é reflexo do trabalho desenvolvido pelas equipes escolares e dos investimentos realizados pela gestão municipal na qualificação pedagógica, no acompanhamento sistemático da aprendizagem e na adoção de estratégias voltadas à consolidação da alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação agradece e reconhece o comprometimento dos professores, gestores e equipes pedagógicas, que diariamente dedicam seus esforços à construção de uma educação pública de qualidade, garantindo às crianças de Itapira o direito de aprender e desenvolver plenamente suas potencialidades.

A pontuação obtida pelos estados e municípios está disponível no site https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/edicao-2025.

 

Selo

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização não envolve premiação em dinheiro. A iniciativa federal é um reconhecimento simbólico dos esforços das secretarias no cumprimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Este compromisso busca para garantir, até 2030, a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o fim do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano que apresentam defasagens. As metas são anuais.

O selo tem o objetivo também de promover o compartilhamento de práticas bem-sucedidas de gestão que estejam comprometidas com as metas de alfabetização, para incentivar políticas de redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).

A cerimônia de entrega do selo ocorrerá em Brasília, em data a ser definida pelo MEC.