Luto: Itapira perde o padre Carlos Semensim, aos 31 anos
A Diocese de Amparo comunicou, na noite desta segunda-feira, 09, o falecimento do pároco da Paróquia São Judas Tadeu, padre Carlos Augusto Semensim, aos 31 anos de idade. A notícia encerra dias de comoção, mobilização espiritual e intensas correntes de oração formadas pela comunidade católica do município e da região.
O sacerdote não resistiu às complicações de saúde que vinham sendo acompanhadas desde o fim de semana.
Outro comunicado divulgou as formações sobre o velório, que começou às 5 horas na Paróquia de São Judas Tadeu, e vai até às 9h30. Logo depois o corpo será levado para a cidade de Pedreira, onde haverá velório e missa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Triunfo.
O sepultamento está marcado para as 16 horas.
O estado de saúde do padre Carlos passou a ser divulgado oficialmente no sábado, 07, quando a Secretaria Paroquial informou que ele estava internado para controle da dor, sob avaliação médica e recebendo cuidados hospitalares. Na ocasião, a paróquia optou por não divulgar detalhes clínicos, reforçando que todas as informações seriam repassadas apenas por meio dos canais oficiais, a fim de evitar especulações.

No domingo, 08 de fevereiro, um novo comunicado informou que o sacerdote havia sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após uma desestabilização do quadro clínico, passando a ser monitorado de forma mais rigorosa pela equipe médica. Diante da gravidade da situação, a paróquia intensificou os pedidos de oração e promoveu momentos especiais de fé pela recuperação do pároco.
Já nesta segunda-feira,0 9, a Diocese de Amparo divulgou boletim detalhando o agravamento do estado de saúde do padre Carlos. Segundo a nota, ele apresentava comprometimento renal, o que levou ao início de sessões de hemodiálise. O comunicado também informou que o sacerdote estava sedado e entubado, em decorrência de uma obstrução intestinal associada a dificuldades respiratórias. A situação era considerada grave, com a possibilidade de necessidade de uma cirurgia de emergência.
Padre Carlos Augusto Semensim assumiu a Paróquia São Judas Tadeu, em Itapira, no dia 15 de dezembro de 2022, sucedendo o padre Tadeu Bonetti. Jovem, era reconhecido pelo carisma, proximidade com a comunidade e forte atuação pastoral, características que marcaram seu curto, porém significativo, período à frente da paróquia.
Desde a confirmação de seu falecimento, mensagens de pesar e homenagens têm sido compartilhadas por fiéis, lideranças religiosas e membros da Diocese, que destacam o legado de fé, dedicação e serviço deixado pelo sacerdote.





