Gazeta Itapirense

Coluna ‘Política na Gazeta’ – 26 de janeiro de 2026

Após alguns anos de ausência e atendendo a pedidos de alguns “fãs”, a coluna Política na Gazeta está de volta. Este espaço será dedicado, como sempre foi, a trazer informações sobre o dia a dia da política local, além de denunciar, questionar e cobrar os mandatários que têm a obrigação de zelar pela cidade e cuidar de sua gente.

 

Caiu – Após mais de dois meses “cozinhando o galo” e fritando o então secretário de Governo, Sandro Almeida, a notícia caiu como uma bomba na sexta-feira, dia 23. O Jornal Oficial de Itapira publicou a exoneração “a pedido” do até então imexível todo-poderoso da administração Toninho Bellini.

Mistério – O que vem intrigando aqueles que trabalham na Prefeitura, políticos e quem gosta de gravitar neste universo do “poder”, é qual seria o verdadeiro motivo da saída de Sandro da secretaria-chave do quarto mandato de Bellini.

Arquivo vivo – Muitos têm certeza de que a tesourada não foi digerida por Sandrinho (como era carinhosamente chamado pelo prefeito). Pelos corredores da Prefeitura, a conversa é uma só: “o ‘homi’ é um arquivo vivo e, se for pro buraco de vez, leva meio governo Bellini junto”. Enquanto é arquivo vivo, tá bom, né, Sandrinho? Vamos aguardar o desenrolar dos próximos capítulos desse dramalhão de quinta categoria em que se transformou o quarto e longo mandato bellinista.

Confiança rompida – Sandrinho chegou a dividir até o escritório de Toninho Bellini, na rua Rui Barbosa, e foi ali que ganhou a confiança e a amizade do futuro patrão na Prefeitura. Mas, pelas línguas afiadas de membros do primeiro escalão bellinista, a informação que corre é que o ex-todo-poderoso-imexível perdeu a confiança do prefeito. Só não soltaram ainda o que teria levado à tesourada de poder no garoto.

Demissão elegante – Uma pessoa de dentro do mundo bellinista contou que a demissão de Sandrinho foi enviada pelo prefeito Toninho Bellini por mensagem de zap-zap, de dentro de um jatinho particular rumo à Europa. Não dá para negar que foi uma demissão em alto estilo.

Quem será – A pergunta que fica é uma só: quem vai encarar a Secretaria de Governo? Pelo zum-zum-zum recente, uma funcionária de carreira, mas sem jeito para fazer política, estaria sendo alçada ao posto.

Vida nababesca – Enquanto o povo itapirense não consegue marcar um exame dentro de uma data minimamente decente e enquanto a cidade se encontra destruída por buracos e lama, Toninho Bellini engata uma viagem atrás da outra para a Europa. É uma vida para poucos, muito poucos.

Falando nisso… – A gente até entende o esforço do pessoal do SAAE em trabalhar dia e noite, 365 dias por ano, em prol da cidade, mas é preciso dar um jeito de tapar a buraqueira que fica após cada obra. Há reclamação de cratera coberta apenas com terra há mais de quatro meses.

Motoboy no chão – Conforme denúncia recebida pela Gazeta, um motoboy acabou se machucando ao passar por uma obra inacabada do SAAE na rua Estados Unidos.

Xiiiiii – Pelo visto, foram mexer num vespeiro grande e com maracutaias em nível nacional. Estão com medo do BAEP bater na porta às seis da manhã, mas quem pode chegar tocando a campainha é a rapaziada da Polícia Federal. Falta pouco…

Árvore eterna – Alguém precisa avisar o pessoal da Prefeitura que o “Dia de Reis” foi em 6 de janeiro e que, depois desta data, é preciso desmontar a árvore de Natal e retirar os enfeites pela cidade. Em frente à empresa Pegorari há uma grande árvore ainda montada e iluminada à noite, gastando dinheiro público.

Enrolando por quê? – O Complexo da Saúde, que levará o nome do saudoso médico José Roberto Rocha, está ocupado por diversos departamentos ligados à Secretaria de Saúde, mas, até o momento, não foi entregue de forma oficial. Será que alguém da Prefeitura pode explicar o motivo de não ter ocorrido até agora uma inauguração oficial e as justas homenagens ao médico que tanta gente ajudou em Itapira?

Pegou mal – A matéria publicada nesta segunda-feira no portal da Gazeta, que mostra a dificuldade do deputado Totonho Munhoz em ajudar a cidade, repercutiu mal para o prefeito Toninho Bellini. A população já entendeu que essa pirraça irresponsável do prefeito só está atrasando o lado da cidade e dos itapirenses. Ele continua numa boa, gastando a sola do sapato “nas Europa” e tomando vinho em euros.

Mãos amarradas – Na entrevista concedida à Gazeta, Totonho deixou claro que, onde não depende do aval de Toninho Bellini, ele consegue agir e ajudar. Vide as entidades assistenciais que estão recebendo uma fortuna em dinheiro do Governo do Estado graças ao empenho de Munhoz. Sem essa grana, algumas corriam o risco de fechar as portas.

E os assessores? – O povão quer saber qual vereador já contratou o seu assessor particular para atuar na Câmara e levar uma bolada mensal para casa.

Dúvida da redação – O que, de fato, levou o prefeito Toninho Bellini a cortar as asas do Sandrinho dentro da Prefeitura?