Câmara discute solução para animais soltos nas ruas e estradas
A segurança nas rodovias e ruas de Itapira foi o tema central de uma reunião importante na Câmara Municipal.
Convocada pelas Vereadoras Professora Marisol e Beth Manoel, o encontro reuniu representantes da Intervias, Secretarias Municipais, Zoonose, Defesa Civil, Fiscalização e Guarda Municipal.
O objetivo foi traçar diretrizes para 2026 sobre como apreender, guardar e destinar cavalos e outros animais de grande porte encontrados circulando livremente, o que representa um grave risco de acidentes.

Em resumo, ficou marcada uma nova reunião para 10 de fevereiro de 2026 com um cronograma de ações:
a) Discutir um Anteprojeto de Lei: Com base na legislação de Campos do Jordão, para regulamentar a matéria em Itapira.
b) Evento Educativo: Palestra para orientar proprietários sobre os perigos da soltura, multas em caso de apreensão e responsabilidades por acidentes.
c) Solicitar uma Área Adequada: Ao Poder Executivo, para abrigar os animais apreendidos temporariamente, até uma solução definitiva.
“Estamos estruturando uma resposta integrada e permanente para esse problema. Não se trata apenas de apreender o animal, mas de ter um fluxo estabelecido: desde a abordagem segura, passando por um local adequado para a guarda temporária, até a aplicação da lei e a conscientização dos donos. A segurança do cidadão que trafega nas nossas estradas e nas nossas ruas é a nossa prioridade”, afirmou a vereadora Professora Marisol.
Foi um passo importante para prevenir acidentes, proteger os animais e conscientizar a população.



