Gazeta Itapirense

Motoqueiro do famigerado ‘rolezinho’ leva R$ 20 mil em multas

Com o aumento do fluxo de pessoas e veículos durante o período das festas de fim de ano, a Guarda Civil Municipal de Itapira intensificou as ações de fiscalização para garantir mais segurança à população.

As operações tiveram como foco coibir irregularidades no trânsito e prevenir acidentes, especialmente envolvendo motocicletas e bicicletas motorizadas, comuns nessa época. São os famigerados rolezinhos que estão de volta.

As abordagens ocorreram nos dias 23 e 24 de dezembro, véspera e antevéspera de Natal, com a atuação de diversas equipes da corporação, incluindo o apoio do GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas). As fiscalizações foram realizadas em diferentes bairros da cidade e fazem parte de um conjunto de ações que deverá ser repetido e ampliado ao longo do Ano Novo.

Durante as operações, cinco motocicletas e três bicicletas motorizadas foram apreendidas. No dia 24, quatro motocicletas e uma bicicleta motorizada foram recolhidas. Entre as ocorrências, no bairro Prados, uma Honda/XRE e uma Honda/Titan foram apreendidas por estarem sem placas de identificação e sem os itens obrigatórios. Já no bairro Flávio Zacchi, uma bicicleta motorizada foi recolhida, enquanto no bairro Nossa Teto uma Honda/Bros acabou apreendida por estar sendo conduzida por um motorista sem habilitação e sem o uso de capacete.

No dia 23 de dezembro, as equipes da GCM também apreenderam uma Honda/Titan e duas bicicletas motorizadas durante fiscalizações em outros pontos da cidade. Em uma das situações, uma motocicleta conseguiu fugir da abordagem e circulou por diversos bairros. Devido ao alto risco, o acompanhamento foi interrompido, mas a identificação da placa possibilitou a lavratura de autos de infração de trânsito, que somaram mais de R$ 20 mil em multas.

Ainda segundo a GCM, outras ocorrências distintas foram registradas no decorrer da operação. Um menor de idade foi apresentado à autoridade competente e posteriormente liberado. As demais situações foram resolvidas na esfera administrativa.

A Guarda Civil Municipal reforça que as ações têm caráter preventivo e educativo, buscando reduzir acidentes, coibir irregularidades e garantir um trânsito mais seguro para moradores e visitantes durante o período de festas.