Monitoramento inteligente faz de Itapira referência regional em segurança e rende prêmio
A Prefeitura de Itapira, por meio da Secretaria de Defesa Social, recebeu no último dia 10 de dezembro o Certificado de Menção Honrosa da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM) do Sistema Sentry pela significativa redução dos índices de furto e roubo registrada ao longo de 2025.
A premiação ocorreu durante a reunião periódica dos representantes das cidades que utilizam a plataforma da Muralha Digital Sentry para monitoramento, integração de dados e combate à criminalidade.
Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), considerando o comparativo entre os meses de janeiro a outubro de 2024 e 2025, Itapira apresentou redução expressiva nos principais indicadores de criminalidade. No período analisado, os casos de “roubo – outros” caíram 60,38%, enquanto o roubo de veículo registrou redução de 58,54%. Entre os furtos, houve queda de 28,57% em “furto de veículo” e 14,25% em “furto – outros”. Os dados oficiais estão disponíveis para consulta pública no site da SSP-SP (www.ssp.sp.gov.br/estatistica/dados-mensais).
Nesse reconhecimento, Itapira ficou em 3° lugar entre os 52 municípios que atualmente compõem a CRIM, dentre eles Lindoia, Piracicaba, Osasco, Vinhedo, Valinhos, Amparo, Araras, Sumaré, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Indaiatuba, Santo André, Paulínia, Mogi Guaçu, Vargem Grande Paulista, Mairiporã, entre outros.

O resultado é reflexo de um trabalho conjunto entre as equipes de rua da Guarda Civil Municipal e os setores de Monitoramento e COI (Centro de Operações de Inteligência) da corporação, além do permanente apoio da Polícia Civil – especialmente do setor de Investigação – e também da Polícia Militar, que atuam de maneira integrada no atendimento de ocorrências e execução de estratégias preventivas.
Esses avanços também refletem os diversos investimentos em segurança pública feitos pela Administração Municipal desde 2021. Em 2023, o município ampliou de forma significativa a rede de tecnologia e inteligência com a implantação da Muralha Digital, que iniciou suas operações com 16 câmeras em 8 pontos e hoje conta com 26 equipamentos distribuídos em 13 locais estratégicos de entrada e saída de veículos. Também foram formadas duas novas turmas para reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal, aquisição de novas viaturas e armamento, além de um programa contínuo de treinamento dos guardas.
Para evidenciar o impacto desses investimentos, a Secretaria Municipal de Defesa Social também analisou a variação dos indicadores criminais entre 2022 e 2025, de janeiro a outubro. Em 2022, o município ainda não contava com a Muralha Digital. No comparativo, os resultados demonstram reduções significativas de alguns índices: os registros de “roubo – outros” caíram 80,37%, passando de 107 ocorrências em 2022 para 21 em 2025; o roubo de veículo teve redução de 81,11%, de 90 para 17 casos. Entre os furtos, o indicador “furto – outros” apresentou queda de 41,96%, enquanto o furto de veículo diminuiu 48,45% no mesmo período.
A CRIM utiliza o sistema Sentry para compartilhamento de dados e análises em tempo real, como leitura automática de placas veiculares, cruzamento de informações, rastreamento de ocorrências e acesso simultâneo a imagens de câmeras pertencentes aos municípios integrados.
Cada cidade opera sua própria central (como o Monitoramento/COI da GCM de Itapira) responsável por receber alertas, acionar equipes e coordenar ações. Essa estrutura permite, por exemplo, que um veículo furtado em uma cidade seja identificado rapidamente ao cruzar para outra, ampliando a eficiência de recuperação e a agilidade das respostas operacionais.
As reuniões da CRIM ocorrem a cada 45 dias com o objetivo de discutir sobre novas ferramentas, aperfeiçoamentos tecnológicos, resultados e estratégias de integração regional. Além do grupo principal, há também o Grupo de Inteligência da CRIM, responsável por análises aprofundadas e estudos de padrões criminais.



