Gazeta Itapirense

Monitoramento inteligente faz de Itapira referência regional em segurança e rende prêmio

A Prefeitura de Itapira, por meio da Secretaria de Defesa Social, recebeu no último dia 10 de dezembro o Certificado de Menção Honrosa da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM) do Sistema Sentry pela significativa redução dos índices de furto e roubo registrada ao longo de 2025.

A premiação ocorreu durante a reunião periódica dos representantes das cidades que utilizam a plataforma da Muralha Digital Sentry para monitoramento, integração de dados e combate à criminalidade.

Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), considerando o comparativo entre os meses de janeiro a outubro de 2024 e 2025, Itapira apresentou redução expressiva nos principais indicadores de criminalidade. No período analisado, os casos de “roubo – outros” caíram 60,38%, enquanto o roubo de veículo registrou redução de 58,54%. Entre os furtos, houve queda de 28,57% em “furto de veículo” e 14,25% em “furto – outros”. Os dados oficiais estão disponíveis para consulta pública no site da SSP-SP (www.ssp.sp.gov.br/estatistica/dados-mensais).

Nesse reconhecimento, Itapira ficou em 3° lugar entre os 52 municípios que atualmente compõem a CRIM, dentre eles Lindoia, Piracicaba, Osasco, Vinhedo, Valinhos, Amparo, Araras, Sumaré, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Indaiatuba, Santo André, Paulínia, Mogi Guaçu, Vargem Grande Paulista, Mairiporã, entre outros.

Integrantes da GCM exibem o certificado recebido pelo desempenho no combate à criminalidade e pelos resultados alcançados  (Divulgação)

O resultado é reflexo de um trabalho conjunto entre as equipes de rua da Guarda Civil Municipal e os setores de Monitoramento e COI (Centro de Operações de Inteligência) da corporação, além do permanente apoio da Polícia Civil – especialmente do setor de Investigação – e também da Polícia Militar, que atuam de maneira integrada no atendimento de ocorrências e execução de estratégias preventivas.

Esses avanços também refletem os diversos investimentos em segurança pública feitos pela Administração Municipal desde 2021. Em 2023, o município ampliou de forma significativa a rede de tecnologia e inteligência com a implantação da Muralha Digital, que iniciou suas operações com 16 câmeras em 8 pontos e hoje conta com 26 equipamentos distribuídos em 13 locais estratégicos de entrada e saída de veículos. Também foram formadas duas novas turmas para reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal, aquisição de novas viaturas e armamento, além de um programa contínuo de treinamento dos guardas.

Para evidenciar o impacto desses investimentos, a Secretaria Municipal de Defesa Social também analisou a variação dos indicadores criminais entre 2022 e 2025, de janeiro a outubro. Em 2022, o município ainda não contava com a Muralha Digital. No comparativo, os resultados demonstram reduções significativas de alguns índices: os registros de “roubo – outros” caíram 80,37%, passando de 107 ocorrências em 2022 para 21 em 2025; o roubo de veículo teve redução de 81,11%, de 90 para 17 casos. Entre os furtos, o indicador “furto – outros” apresentou queda de 41,96%, enquanto o furto de veículo diminuiu 48,45% no mesmo período.

A CRIM utiliza o sistema Sentry para compartilhamento de dados e análises em tempo real, como leitura automática de placas veiculares, cruzamento de informações, rastreamento de ocorrências e acesso simultâneo a imagens de câmeras pertencentes aos municípios integrados.

Cada cidade opera sua própria central (como o Monitoramento/COI da GCM de Itapira) responsável por receber alertas, acionar equipes e coordenar ações. Essa estrutura permite, por exemplo, que um veículo furtado em uma cidade seja identificado rapidamente ao cruzar para outra, ampliando a eficiência de recuperação e a agilidade das respostas operacionais.

As reuniões da CRIM ocorrem a cada 45 dias com o objetivo de discutir sobre novas ferramentas, aperfeiçoamentos tecnológicos, resultados e estratégias de integração regional. Além do grupo principal, há também o Grupo de Inteligência da CRIM, responsável por análises aprofundadas e estudos de padrões criminais.