Meio Ambiente realiza descarte correto de lâmpadas fluorescentes
Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na última quinta-feira, 4, em parceria com a CPFL, o descarte adequado de um grande volume de lâmpadas fluorescentes usadas pela Prefeitura que estavam armazenadas no Almoxarifado Municipal.
A ação foi coordenada pela empresa Master – Engenharia, Consultoria & Instalações Elétricas, terceirizada da CPFL e responsável pela coleta e destinação final dos materiais.
Ao todo, cerca de 1.000 lâmpadas foram recolhidas para tratamento e descarte conforme as normas ambientais. Esse tipo de resíduo exige cuidado especial porque contém mercúrio, substância tóxica que não pode ser descartada junto ao lixo comum. A destinação inadequada configura crime ambiental, segundo a legislação brasileira.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Florence, destacou a importância da iniciativa e a intenção de mantê-la de forma contínua. “A parceria com a CPFL é fundamental para garantir que esse tipo de resíduo tenha o encaminhamento correto. A nossa intenção é dar regularidade a essas ações, preservando o meio ambiente e evitando riscos à saúde pública”, afirmou.
Para a população em geral, o descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser feito por meio da logística reversa, normalmente oferecida em lojas que comercializam esse tipo de produto. Esses estabelecimentos são obrigados a receber as lâmpadas usadas e encaminhá-las para tratamento adequado.



