Gazeta Itapirense

Em menos de 12 horas, Guarda Municipal prende quatro pessoas  

Em menos de 12 horas de atuação, a Guarda Municipal de Itapira prendeu quatro pessoas em diferentes ocorrências registradas no município, reforçando o trabalho ostensivo e de apoio às decisões do Judiciário.

Desde a noite desta sexta-feira, 12, até a manhã de hoje a GCM colocou na ‘tranca’ três procurados pela Justiça que estavam com mandados de prisão em aberto e uma mulher acusada de tráfico de drogas.

A última prisão ocorreu em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça local contra um homem acusado de tráfico de drogas.

A ordem judicial foi expedida pela 2ª Vara Cumulativa de Itapira, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, após o Ministério Público apontar o descumprimento reiterado de medidas cautelares impostas ao acusado, identificado apenas pelas iniciais J.C.S.J., de 29 anos.

De acordo com o processo, o homem responde por crime previsto no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, que trata do tráfico de drogas, com pena estipulada em oito anos de reclusão em regime fechado. Ele havia sido beneficiado com liberdade provisória no início de novembro de 2024, mediante o cumprimento de diversas medidas cautelares estabelecidas pelo Judiciário.

Diante do descumprimento das condições impostas, a magistrada responsável pelo caso considerou insuficientes as medidas cautelares alternativas à prisão, destacando a falta de comprometimento do acusado com as determinações judiciais. Com isso, foi determinada a revogação da liberdade provisória e a decretação da prisão preventiva, com base nos artigos 282, 312 e 319 do Código de Processo Penal.

Após o cumprimento do mandado, o homem foi recolhido a uma unidade prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

A prisão integra o balanço das ações da Guarda Municipal, que, em um intervalo inferior a 12 horas, prendeu quatro pessoas em diferentes ocorrências.