Saúde inicia vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 8, o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), destinada exclusivamente às gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
As 200 doses enviadas pelo Ministério da Saúde já foram distribuídas às Unidades Básicas de Saúde, onde a aplicação será realizada.
A imunização é dose única e deve ser aplicada a cada nova gestação. Para receber a vacina, as gestantes devem procurar sua Unidade Básica de referência e apresentar documento que comprove a idade gestacional igual ou superior a 28 semanas. A imunização pode ser feita simultaneamente às vacinas contra influenza e covid-19, caso a gestante ainda não esteja com o esquema atualizado.
A vacina tem como principal objetivo proteger os recém-nascidos contra bronquiolite, doença respiratória que atinge principalmente bebês menores de seis meses e pode causar complicações graves. O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. O Estudo Matisse apontou 81,8% de eficácia da vacina na prevenção de formas graves da doença em bebês nos primeiros 90 dias após o nascimento.
O Ministério da Saúde ressalta que, somente em 2025, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR até 22 de novembro, sendo que mais de 82% das hospitalizações ocorreram em crianças menores de dois anos. Como não existe tratamento específico para a bronquiolite, a prevenção é a principal forma de proteção.
A oferta da vacina contra o vírus sincicial respiratório no SUS representa um avanço significativo no cuidado materno-infantil. Na rede privada, o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil, mas passa a ser disponibilizado gratuitamente graças ao acordo firmado entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor.



