Gazeta Itapirense

Rede de Proteção à Pessoa Idosa é iniciada em Itapira

Prefeitura de Itapira, por meio da Secretaria de Promoção Social e em parceria com diversas políticas públicas municipais, deu início na última quinta-feira (4) à Rede de Proteção à Pessoa Idosa. A iniciativa reúne profissionais de diferentes áreas que atuam diretamente no atendimento a idosos, com o objetivo de ampliar o diálogo, qualificar as ações intersetoriais e fortalecer a atenção aos casos mais agravados no município.

A proposta da Rede é realizar encontros mensais para análise conjunta de situações que envolvam risco, vulnerabilidade ou possíveis situações de violência contra pessoas idosas. Além dos membros fixos, outros representantes de serviços e instituições poderão ser convidados a participar, conforme a necessidade de cada caso discutido.

A cada reunião, está prevista a análise de cerca de 15 situações, permitindo pactuar ações integradas e distribuir responsabilidades entre os setores envolvidos, garantindo um acompanhamento mais amplo, articulado e eficiente.

O primeiro encontro teve caráter introdutório, apresentando a proposta e alinhando procedimentos com todos os participantes. As reuniões com discussão de casos terão início no próximo ano.

Prefeitura montou equipe de alto nível para o projeto (Prefeitura de Itapira)

As representações fixas da Rede de Proteção à Pessoa Idosa são:

Proteção Social Básica – Aline Bueno

CRAS I – Gisele Dias

CRAS II – Tamiris de Souza

CRAS III – Tania Sartorelli

CREAS – Silvia da Rocha Carvalho, Wanessa Landre e Edna Marcatti

SOS e Conselho Municipal do Idoso (CMI) – Juliane Marisa Gerolin

Centro Dia do Idoso – Bruna Buratin (representando Dayane Duarte)

Rede Básica de Saúde – Renata Franco

Ambulatório de Saúde Mental – Victor Villaronga (representando Princia Lanzoni).