Gazeta Itapirense

Estudante do Sesi Itapira conquista primeiro lugar no ‘EPTV na Escola’

A estudante do Sesi Itapira, Luiza Pugina Buscarioli, ficou em primeiro lugar no concurso de redação da EPTV na Escola da região de Campinas. A aluna Ana Lívia Tassinari ficou em 6º e Maria Luísa Orsini Ferreira em 10º. As três estudantes do Sesi Itapira participaram da cerimônia de premiação no dia 25 de novembro.

“No EPTV na Escola, a gente percebe que sonhar grande faz sentido. O projeto toca, inspira e marca. Nunca esqueceremos esse dia”, comentou Luiza.

Para Ana Lívia, é quase impossível expressar em palavras a mistura de emoções. “Felicidade, nervosismo, expectativa e a alegria tomaram conta de mim. Fiquei muito feliz com o resultado”.

“Foi uma experiência incrível ficar entre os 10 finalistas. Estou muito feliz com essa conquista e agradeço a EPTV por disponibilizar essa oportunidade para nós, estudantes”, disse Maria Luísa.

Luiza, Maria Luísa a professora Natália e Ana Lívia (Divulgação)

As redações das três alunas do Sesi Itapira ficaram entre as 10 finalistas, concorrendo com mais de 200. Na escola Sesi Itapira 29 estudantes do 9º ano B participaram do concurso.

Para a professora de Língua Portuguesa, Natália Cristina Grosso Sartori, orientadora dos alunos, o resultado é fruto de muito empenho e esforço. Ela conta que incentivou os alunos a escreverem em diferentes gêneros.

Luiza escreveu o diário de um urso polar contando sua situação diante do degelo, Ana Lívia redigiu uma carta como se fosse uma onça pintada contando as angústias do impacto ambiental em seu habitat e Maria Luísa fez um texto como se fosse o sol indignado por ser apontado como culpado pelo aquecimento global

Tema

Este ano, o tema do EPTV na Escola foi “Como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais?”, mas a redação foi a última fase, antes os alunos tiveram que apresentar um projeto com propostas de ações práticas.

Os alunos do 9º ano B não só apresentaram como desenvolveram ações de conscientização sobre o consumismo da moda e seus impactos ambientais. Eles mobilizaram a comunidade escolar e montaram um varal solidário em frente à escola e fizeram uma oficina de customização incentivando o reaproveitamento das roupas. Como o projeto ficou entre os 10 melhores, os estudantes puderam participar da redação.

A diretora da escola, Tais Cristiane de Lima comentou que o projeto demandou pesquisa e incentivou o protagonismo dos alunos, “vem muito ao encontro do que trabalhamos no Sesi. Estamos muito orgulhosos”.

O EPTV na Escola é voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental, que incentiva a escrita, o pensamento crítico e a criatividade, com foco em temas atuais.