Jair Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal, agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A prisão ocorre um dia após o senador Flávio Bolsonaro (PL) convocar, pelas redes sociais, uma vigília de orações próxima à casa onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. A convocação mobilizou apoiadores em frente ao imóvel.
Também na sexta-feira (21), a defesa de Bolsonaro protocolou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes solicitando prisão domiciliar humanitária. Os advogados afirmam que o ex-presidente apresenta doenças permanentes que exigem “acompanhamento médico intenso”, o que tornaria inadequada sua transferência para o presídio da Papuda, em Brasília.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão na ação penal referente ao Núcleo 1 da chamada trama golpista. Ele e os demais réus podem ter as penas executadas nas próximas semanas.
O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares impostas pelo STF. Ele utilizava tornozeleira eletrônica e estava proibido de acessar embaixadas ou consulados, manter contato com embaixadores e autoridades estrangeiras e utilizar redes sociais, direta ou indiretamente, inclusive por meio de terceiros.
Via Agência Brasil




