Gazeta Itapirense

Rua Vitório Coppos terá apenas uma mão de direção a partir de dezembro

O Departamento de Trânsito da Prefeitura iniciou nesta terça-feira, 18, a demarcação no solo das vagas de estacionamento para carros e motos destinadas aos usuários do Complexo da Saúde, que atualmente abriga a Farmácia/Dispensário Central de Medicamentos e a Vigilância Epidemiológica.

Foram demarcadas áreas livres para veículos, além de vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência.

Essa é a primeira etapa do projeto de reorganização do trânsito na via, que tem como objetivo garantir mais segurança e acessibilidade aos pacientes que utilizam os serviços de saúde municipais.

A partir do dia 1º de dezembro, o trecho da Rua Vitório Coppos, compreendido entre as ruas Reverendo Alfredo Guimarães e Dr. Anísio Simões, passará a ter sentido único de circulação, com fluxo permitido somente no sentido Centro x Bairro. As demais vias do entorno não sofrerão alterações neste momento.

De acordo com o diretor de Trânsito, Luís Gustavo Pereira, um levantamento técnico realizado no início do ano apontou que aproximadamente 3.800 veículos transitam pela via entre 7h e 16h30, sendo mais de 2.700 carros de passeio. Ele explicou que o novo sentido de fluxo foi definido com base na necessidade de facilitar o acesso aos serviços de saúde. “Quando pensamos no embarque e desembarque, o paciente geralmente está do lado do passageiro. Com essa direção única, os veículos poderão parar ao lado do Complexo, facilitando o acesso, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida”, destacou.

A coordenação do SAMU também foi consultada sobre as mudanças e não apresentou objeções.

Para garantir a adaptação dos motoristas, o Departamento de Trânsito iniciará na próxima semana a instalação das sinalizações horizontais e verticais. Nos primeiros dias após a alteração, agentes de trânsito estarão no local para reforçar as orientações e garantir a segurança de pedestres e condutores.