Gazeta Itapirense

Carreta de Mamografia chega a Itapira no fim do mês

A partir do dia 25 de novembro, a Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofertará exames gratuitos às mulheres com idade a partir de 35 anos (confira mais detalhes abaixo).

O serviço funcionará no Parque Juca Mulato no período de 25 de novembro a 6 de dezembro com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com disponibilização de até 50 senhas por dia, e aos sábados das 8h às 12h, com atendimento de até 25 mulheres.

A paciente atendida leva as imagens impressas no ato do exame. No momento do atendimento, ela receberá um protocolo com login e senha para acesso ao laudo online, que será disponibilizado em até 48 horas.

Para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos é necessário apresentar RG e cartão SUS. Pacientes com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar RG, cartão SUS e o pedido médico. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada, tudo sob organização da equipe da Carreta da Mamografia.

Secretária de Saúde, Dra. Sueli, comandou reunião para ajustar os detalhes (Prefeitura de Itapira)

As mulheres das faixas etárias de 35 a 49 anos e acima de 70 anos que necessitam de pedido médico para realizar o exame devem procurar o CASMI (Centro de Atenção à Saúde da Mulher de Itapira), a partir da próxima quarta-feira, 19 de novembro, para agendamento de consulta com o médico. O endereço é Rua 13 de Maio, n° 497, bairro São Benedito, e o telefone para contato (19) 3913.9204.

A vinda da Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito para o município amplia as ações já em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Saúde no que diz respeito à prevenção ao Câncer de Mama. Em 2024, o município ofertou 2.166 exames às itapirenses, dos quais 1.778 foram para a faixa etária de rastreamento indicada pelo Ministério da Saúde e 388 foram por indicação médica. Já em 2025, até outubro foram realizadas 2.310 mamografias, sendo 1.072 na faixa etária de rastreamento e 1.238 por indicação médica. Atualmente, a demanda registrada na Secretaria Municipal de Saúde é de 382 pedidos.

Em caso de alteração no resultado das mamografias feitas na Carreta, as pacientes serão encaminhadas para o CASMI para a realização de exames complementares.

Organização

As informações do cronograma de atendimento da Carreta da Mamografia em Itapira chegaram na Secretaria Municipal de Saúde no último dia 7. Para garantir o pleno funcionamento do serviço e acolhimento adequado das mulheres que serão atendidas, uma reunião intersetorial foi realizada na manhã de quarta-feira, 12, para alinhamento de todas as demandas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a carreta chegará ao município no sábado, dia 22, no período da tarde. Na segunda-feira, 24, serão realizados todos os testes necessários para que os atendimentos comecem na terça-feira, 25.