PL de Itapira decide propor CPI para investigar gestão Toninho Bellini
O cenário político de Itapira ganhou um novo capítulo com a decisão do Partido Liberal (PL) de abrir uma frente de investigação sobre a atual administração municipal. A deliberação ocorreu na noite de terça-feira, 29 de outubro, durante uma reunião regimental do partido convocada pelo presidente da sigla, Guto Guimarães.
Durante o encontro, o dirigente apresentou um dossiê com 15 casos que, segundo ele, merecem apuração por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a ser instaurada na Câmara Municipal. Entre os temas citados estão áreas sensíveis e de grande impacto para a população, como a saúde pública, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o Parque Rock, o Itapira Rodeio Show e a participação do município em consórcios regionais.
Guto Guimarães ressaltou que “o maior anseio da população é ver melhorias concretas na saúde”, área que, segundo ele, enfrenta sérios problemas de gestão.

O presidente do PL lembrou que há relatos de falta de insumos, exames sendo reagendados apenas para o próximo ano, ausência de médicos e até atrasos em pagamentos, enquanto a Prefeitura destinou R$ 5,6 milhões à empresa Bertech e mais de R$ 3 milhões a shows e eventos realizados em 2025.
A reunião resultou em consenso entre os membros do partido para que os vereadores da legenda coordenem a propositura e instauração da CPI.
A iniciativa, além de buscar esclarecimentos sobre a aplicação de recursos públicos, também é vista como um chamado para que outros partidos de oposição se mobilizem e cobrem posicionamento de seus representantes no Legislativo.
A medida, segundo integrantes do PL, reflete o sentimento crescente da população por transparência e justiça diante das recentes controvérsias envolvendo a administração municipal.




