Gazeta Itapirense

Serviço de Família Acolhedora é destaque regional pela qualidade e resultados

O Serviço de Acolhimento Familiar “Entrelaços”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Promoção Social de Itapira, foi destaque durante encontro realizado no Senac de São João da Boa Vista, com a participação de representantes dos municípios que integram a DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) Mogiana.

A apresentação foi acompanhada pela diretora regional da DRADS, Regina Maria Bianchezi de Oliveira, e pela representante do Senac, Flaviane R. Chiorato.

Implantado e regulamentado pela Lei Municipal nº 6.078/2021, o Entrelaços é o primeiro serviço desse tipo entre os municípios da regional. Em todo o Estado de São Paulo, apenas 52 cidades possuem o acolhimento familiar estruturado, entre elas Itapira e Campinas.

Atualmente, o município conta com três famílias acolhedoras cadastradas e aptas ao acolhimento, número considerado proporcional ao tamanho da cidade (72 mil habitantes, segundo o IBGE). Em comparação, Campinas, com mais de 1,1 milhão de habitantes, possui 14 famílias cadastradas.

Desde sua implantação, o serviço vem apresentando resultados importantes. Em 2024, uma criança foi acolhida em março e permaneceu até junho, quando retornou à família de origem. Já em 2025, duas crianças foram acolhidas: uma em abril, que segue sob os cuidados de uma família aguardando processo de adoção, e outra em julho, que permaneceu até setembro, sendo posteriormente adotada.

O Serviço de Acolhimento Familiar organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção, garantindo-lhes acolhimento temporário em ambiente familiar, até o retorno à família de origem ou encaminhamento para adoção.

O serviço é referenciado ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e conta com equipe formada por coordenadora, psicóloga e assistente social. A equipe técnica é responsável por selecionar, capacitar e acompanhar as famílias acolhedoras e os acolhidos, garantindo um processo seguro e humanizado.

O serviço segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do documento “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, priorizando a preservação de vínculos familiares e fraternos sempre que possível.

Podem se candidatar a Famílias Acolhedoras pessoas maiores de 21 anos, residentes em Itapira há mais de dois anos, sem antecedentes criminais e sem intenção de adoção, mas com disposição para oferecer afeto, cuidado e proteção temporária. As inscrições são feitas pelo site www.itapira.sp.gov.br/pagina/entrelacos-servico-de-acolhimento-familiar-para-criancas-e-adolescentes/142.