Coluna Social, por Rita Castellani
“Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação – é você mesmo.”
Chico Xavier
__________________________________________________________________________________________________________
Agro Motta & Dra. Rosangela Trani
 
 
Endereço: Av. Siqueira Campos, 120
Um cão de guarda é um cão empregado em guardar ou vigiar locais contra intrusos, repelindo ou neutralizando ameaças, aproveitando o instinto de proteção ao território e à matilha, herdado dos lobos.
 
  
  
 
__________________________________________________________________________________________________________
Karatê
Recem inaugurado o mais novo espaço para aulas de Karatê em Itapira, o renomado Douglas Salvador Gomes Gonçalves, professor e incentivador do esporte nos ofereceu entrevista falando um pouco sobre sua vivencia e amor pela arte marcial, segue:
Gazeta: PELO QUE JÁ ME CONTOU, INICIOU NO ESPORTE QUANDO CRIANÇA, VOCÊ JÁ TINHA FEITO OUTROS ESPORTES, COMO FUTEBOL OU ATLETISMO, QUE SÃO MODALIDADES PRATICADAS NAS ESCOLAS? QUAL O MOTIVO QUE DESPERTOU PARA O KARATÊ?
Douglas: Desde criança gostava de praticar esportes e era muito ativo nas atividades físicas escolares. Pratiquei futebol e atletismo durante um tempo e tive contato com outras artes marciais como Kung Fu e a Capoeira, mas o karatê foi uma experiência diferente. Senti uma ligação mais ampla ao conhecer essa arte no começo dos anos 2000 e, desde então, venho treinando e conciliando com a rotina de trabalho e estudos.
Gazeta: O QUE TE INFLUENCIOU JÁ QUE EXISTEM VÁRIAS LUTAS MARCIAIS?
Douglas: Pode parecer clichê, mas lembro dos filmes da saga “Karatê Kid” na Sessão da Tarde e o quanto aquele universo me fascinava, especialmente o estilo de karatê praticado no filme e o qual eu pratico: o Goju-Ryu. Sabemos que as produções deste gênero são estereotipadas e exageradas, no entanto, a mensagem de melhorarmos enquanto indivíduos e superarmos os problemas em nossas vidas com determinação e coragem marcaram minha infância e adolescência. Além disso, a postura e a conduta dos praticantes, dentro e fora do tatame, sempre me chamou a atenção e trazia identificação pessoal. Claro! As demais artes marciais também possuem a valorização deste tipo de conduta, mas, particularmente, considero os preceitos filosóficos seculares de respeito e disciplina difundidos pelo karatê como algo extremamente relevante em todos os aspectos de nossas vidas. Quem treina karatê enfrenta qualquer adversidade com calma e serenidade.
Gazeta: QUAL O SIGNIFICADO DO NOME KARATÊ? O QUE É PRECISO PARA SER UM KARATEKA?
Douglas: Se analisarmos etimologicamente a palavra “Karatê”, temos, em tradução livre, “mãos vazias” e, quando acrescido do sufixo “Do”, que significa “caminho”, teremos então o karatê-do, ou seja, “o caminho das mãos vazias”, remetendo diretamente à história da ilha japonesa de Okinawa, onde a proibição do uso de armas pelo governo em determinado período impulsionou o desenvolvimento de artes marciais defensivas.
Acredito que seja necessário paciência, perseverança e constância ao longo deste caminho para se tornar não somente um bom carateca, mas uma pessoa melhor e mais humana. Acredito que o karatê proporciona a formação de caráter, o foco, o autocontrole e, é claro, melhora significativamente nossa saúde. Faz com que o corpo, a mente e o espírito estejam alinhados e em equilíbrio. Para além de ser um bom carateca, é necessário ser também uma boa pessoa.
Gazeta: RECEBEU APOIO DA FAMÍLIA PARA A PRÁTICA DO ESPORTE?
Douglas: Meus pais apoiaram-me desde o começo dos treinos. Lembro de inúmeras situações em que o dinheiro era contado para pagar a mensalidade dos treinos e realizar as inscrições dos campeonatos. Apesar de tudo, valeu a pena passar por todas essas adversidades, as quais me fizeram amadurecer enquanto ser humano e aprender a dar valor às grandes e pequenas coisas. Não posso deixar de mencionar e agradecer o apoio do Sensei Alexandre Rodrigues (BGKK – Brasil Goju-Ryu Karate-Do Kyokai) que, ao longo dessas duas décadas de treino e amizade, me orientou dentro e fora do tatame. É uma honra e uma responsabilidade enorme seguir com seu legado marcial. A criação deste Dojo é a realização de um sonho que me acompanha desde antes da pandemia e que só agora consegui colocar em prática. Um dos diferenciais do nosso espaço é a introdução do Iaidô aos estudantes, a arte marcial japonesa do desembainhar da espada, que também consiste em conjuntos de katas, técnicas e movimentos específicos, assim como ocorre no karatê.
Gazeta: O ESPORTE TEM CUSTO ALTO?
Douglas: Enquanto prática esportiva, inicialmente essa modalidade não requer altos custos. Camiseta mais larga, shorts ou uma calça leve para conseguir se movimentar são suficientes para começar. No entanto, assim que o praticante se firma nos treinos ou queira participar de competições, é necessário a utilização do karategi (“quimono”), luvas, faixas e protetor bucal. Hoje, equipamentos de boa qualidade são encontrados facilmente na internet e possuem preços acessíveis.
Gazeta: ME FALE A RESPEITO DOS CAMPEONATOS E DO ACESSO NA REGIÃO.
Douglas: Em relação aos campeonatos, atualmente participamos das competições regionais da UKCA (União de Karatê do Circuito das Águas) e, esporadicamente, das competições estaduais e nacionais organizadas pela CBKI (Confederação Brasileira de Karatê Interestilos). No entanto, com a formação de novas turmas e equipe, há outras competições de outras federações que estamos avaliando participar a partir do próximo ano.
Gazeta: PARA ENCERRARMOS, TEM IDADE MÍNIMA PARA O INGRESSO NO KARATÊ? E O QUE VOCÊ INDICA PARA QUEM TEM CURIOSIDADE EM CONHECER O ESPORTE?
Douglas: A idade ideal para iniciar karatê seria entre 4 e 5 anos. Nesta faixa etária as crianças são mais curiosas e receptivas aos comandos, às regras e aos estímulos de atividades que trabalham a psicomotricidade, a lateralidade, o tempo de reação etc. De fato, não são executadas técnicas apuradas, mas tentamos priorizar o aspecto lúdico das atividades, introduzindo a disciplina, o respeito e as habilidades motoras, como força, agilidade e equilíbrio. Lembrando que não há limite de idade para se treinar karatê. Crianças, jovens e adultos podem iniciar a qualquer momento e aproveitar os benefícios do karatê, como o desenvolvimento pessoal, o condicionamento físico, a coordenação motora, a flexibilidade e a autodisciplina.
Assim, fica o convite para aqueles que tiverem a curiosidade em conhecer um pouco mais dessa arte marcial, venham conhecer nosso espaço e realizar uma aula experimental totalmente gratuita no Dojo Genkai, localizado na Rua José Bonifácio, 380-A, Centro, seja para conhecer as técnicas e golpes ou, até mesmo, os aspectos filosóficos que envolvem essa arte marcial. Podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 98733-8621 para tirar mais dúvidas.
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
__________________________________________________________________________________________________________
Ótica Look

 
  
  
  
 
__________________________________________________________________________________________________________
Chá de Bebê- Esperando com amor- Maria Luiza
Tons de rosa suavizaram o ambiente acolhedor decorado por Encantos da Ca, no Tênis Clube onde foi realizado o Chá de Bebê da esperada e já amada Maria Luiza. Carolina de Almeida Pereira e Diogo de Souza Ferreira, os futuros pais, casal lindo e jovem, organizaram tudo com amor. Na expectativa também os avós, José Pereira Júnior e Luiza Helena de Almeida Pereira, Rodrigo de Souza Ferreira e Gisleine Cristina Gasparino de Souza Ferreira,  as charmosas tias Juliana, colaborando com tudo e Carolina, que mora fora do país e curte online cada detalhe . A tarde foi de alegria, servida pelo buffet Ro Requinte, o bolo caprichado de Maria Sonia Menezes, doces da Doce Momento, e os materiais como toalhas, talheres e copos que compuseram a decoração foram da Apetrechos Locações (@apetrechosarteseeventos), tudo registrado pelas lentes fotográficas de Luara Nicolai.
A Maria Luiza e seus pais Carol e Diogo, nosso desejo de saúde e harmonia. Seja bem vinda!
 
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
 
__________________________________________________________________________________________________________
Farmácia Santa Cruz

 
  
  
 
Contação de Histórias
A troca e empréstimos de livros também foram feitos, estimulando a leitura e auxiliando a cuidar e preservar os livros.
 
  
  
  
  
  
 
Casa de Massas Nossa Senhora Aparecida

Telefone: 3863-3306
Endereço: R. Duque de Caxias
 
  
 
Sabe aquela vontade de um doce? Temos casquinha e canudo para colocar o recheio de sua preferência, e bom-bocado a pronta entrega.
__________________________________________________________________________________________________________
Bodas de Ouro- 50 anos de união
Fé e cumplicidade destacaram se na cerimonia em comemoração aos 50 anos de união matrimonial de Davi Alves dos Santos e Lidia de Melo Santos. Formaram numerosa e linda família, com os filhos, Alessandra de Melo Santos Moraes , Anderson de Melo Santos, Alexandre de Melo Santos (no coração) e Andréa de Melo Santos Silva, completando com as noras e genros, Donisete Moraes, Kátia Santos , Edilene Renata e André Marcos, seguidos pelo grande amor, os netos, Laís Fernanda, Gabrielly, Thales e Luísa. A reunião familiar e com os amigos mais próximos foi no Bairro Duas Pontes, na Chácara dos Pássaros, e com os materiais da Apetrechos Locações(@apetrechosarteseeventos), o ambiente estava funcional e de bom gosto.
Parabéns ao casal, exemplo de união.
Creditos da fotográfa: Aline Godoy @alinegodoyfotografia
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
__________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________
Doce Sal
Telefone: (19)935997234
Endereço: Av. Juritis, 120
 
  
 
 
								



