Gazeta Itapirense

Coluna Social, por Rita Castellani

“Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação – é você mesmo.”
Chico Xavier

__________________________________________________________________________________________________________

Agro Motta & Dra. Rosangela Trani


Endereço: Av. Siqueira Campos, 120

 

Um cão de guarda é um cão empregado em guardar ou vigiar locais contra intrusos, repelindo ou neutralizando ameaças, aproveitando o instinto de proteção ao território e à matilha, herdado dos lobos.

__________________________________________________________________________________________________________

Karatê

Recem inaugurado o mais novo espaço para aulas de Karatê em Itapira, o renomado Douglas Salvador Gomes Gonçalves, professor e incentivador do esporte nos ofereceu entrevista falando um pouco sobre sua vivencia e amor pela arte marcial, segue:

Gazeta: PELO QUE JÁ ME CONTOU, INICIOU NO ESPORTE QUANDO CRIANÇA, VOCÊ JÁ TINHA FEITO OUTROS ESPORTES, COMO FUTEBOL OU ATLETISMO, QUE SÃO MODALIDADES PRATICADAS NAS ESCOLAS? QUAL O MOTIVO QUE DESPERTOU PARA O KARATÊ?
Douglas: Desde criança gostava de praticar esportes e era muito ativo nas atividades físicas escolares. Pratiquei futebol e atletismo durante um tempo e tive contato com outras artes marciais como Kung Fu e a Capoeira, mas o karatê foi uma experiência diferente. Senti uma ligação mais ampla ao conhecer essa arte no começo dos anos 2000 e, desde então, venho treinando e conciliando com a rotina de trabalho e estudos.

Gazeta: O QUE TE INFLUENCIOU JÁ QUE EXISTEM VÁRIAS LUTAS MARCIAIS?
Douglas: Pode parecer clichê, mas lembro dos filmes da saga “Karatê Kid” na Sessão da Tarde e o quanto aquele universo me fascinava, especialmente o estilo de karatê praticado no filme e o qual eu pratico: o Goju-Ryu. Sabemos que as produções deste gênero são estereotipadas e exageradas, no entanto, a mensagem de melhorarmos enquanto indivíduos e superarmos os problemas em nossas vidas com determinação e coragem marcaram minha infância e adolescência. Além disso, a postura e a conduta dos praticantes, dentro e fora do tatame, sempre me chamou a atenção e trazia identificação pessoal. Claro! As demais artes marciais também possuem a valorização deste tipo de conduta, mas, particularmente, considero os preceitos filosóficos seculares de respeito e disciplina difundidos pelo karatê como algo extremamente relevante em todos os aspectos de nossas vidas. Quem treina karatê enfrenta qualquer adversidade com calma e serenidade.

Gazeta: QUAL O SIGNIFICADO DO NOME KARATÊ? O QUE É PRECISO PARA SER UM KARATEKA?
Douglas: Se analisarmos etimologicamente a palavra “Karatê”, temos, em tradução livre, “mãos vazias” e, quando acrescido do sufixo “Do”, que significa “caminho”, teremos então o karatê-do, ou seja, “o caminho das mãos vazias”, remetendo diretamente à história da ilha japonesa de Okinawa, onde a proibição do uso de armas pelo governo em determinado período impulsionou o desenvolvimento de artes marciais defensivas.
Acredito que seja necessário paciência, perseverança e constância ao longo deste caminho para se tornar não somente um bom carateca, mas uma pessoa melhor e mais humana. Acredito que o karatê proporciona a formação de caráter, o foco, o autocontrole e, é claro, melhora significativamente nossa saúde. Faz com que o corpo, a mente e o espírito estejam alinhados e em equilíbrio. Para além de ser um bom carateca, é necessário ser também uma boa pessoa.

Gazeta: RECEBEU APOIO DA FAMÍLIA PARA A PRÁTICA DO ESPORTE?
Douglas: Meus pais apoiaram-me desde o começo dos treinos. Lembro de inúmeras situações em que o dinheiro era contado para pagar a mensalidade dos treinos e realizar as inscrições dos campeonatos. Apesar de tudo, valeu a pena passar por todas essas adversidades, as quais me fizeram amadurecer enquanto ser humano e aprender a dar valor às grandes e pequenas coisas. Não posso deixar de mencionar e agradecer o apoio do Sensei Alexandre Rodrigues (BGKK – Brasil Goju-Ryu Karate-Do Kyokai) que, ao longo dessas duas décadas de treino e amizade, me orientou dentro e fora do tatame. É uma honra e uma responsabilidade enorme seguir com seu legado marcial. A criação deste Dojo é a realização de um sonho que me acompanha desde antes da pandemia e que só agora consegui colocar em prática. Um dos diferenciais do nosso espaço é a introdução do Iaidô aos estudantes, a arte marcial japonesa do desembainhar da espada, que também consiste em conjuntos de katas, técnicas e movimentos específicos, assim como ocorre no karatê.

Gazeta: O ESPORTE TEM CUSTO ALTO?
Douglas: Enquanto prática esportiva, inicialmente essa modalidade não requer altos custos. Camiseta mais larga, shorts ou uma calça leve para conseguir se movimentar são suficientes para começar. No entanto, assim que o praticante se firma nos treinos ou queira participar de competições, é necessário a utilização do karategi (“quimono”), luvas, faixas e protetor bucal. Hoje, equipamentos de boa qualidade são encontrados facilmente na internet e possuem preços acessíveis.

Gazeta: ME FALE A RESPEITO DOS CAMPEONATOS E DO ACESSO NA REGIÃO.
Douglas: Em relação aos campeonatos, atualmente participamos das competições regionais da UKCA (União de Karatê do Circuito das Águas) e, esporadicamente, das competições estaduais e nacionais organizadas pela CBKI (Confederação Brasileira de Karatê Interestilos). No entanto, com a formação de novas turmas e equipe, há outras competições de outras federações que estamos avaliando participar a partir do próximo ano.

Gazeta: PARA ENCERRARMOS, TEM IDADE MÍNIMA PARA O INGRESSO NO KARATÊ? E O QUE VOCÊ INDICA PARA QUEM TEM CURIOSIDADE EM CONHECER O ESPORTE?
Douglas: A idade ideal para iniciar karatê seria entre 4 e 5 anos. Nesta faixa etária as crianças são mais curiosas e receptivas aos comandos, às regras e aos estímulos de atividades que trabalham a psicomotricidade, a lateralidade, o tempo de reação etc. De fato, não são executadas técnicas apuradas, mas tentamos priorizar o aspecto lúdico das atividades, introduzindo a disciplina, o respeito e as habilidades motoras, como força, agilidade e equilíbrio. Lembrando que não há limite de idade para se treinar karatê. Crianças, jovens e adultos podem iniciar a qualquer momento e aproveitar os benefícios do karatê, como o desenvolvimento pessoal, o condicionamento físico, a coordenação motora, a flexibilidade e a autodisciplina.

Assim, fica o convite para aqueles que tiverem a curiosidade em conhecer um pouco mais dessa arte marcial, venham conhecer nosso espaço e realizar uma aula experimental totalmente gratuita no Dojo Genkai, localizado na Rua José Bonifácio, 380-A, Centro, seja para conhecer as técnicas e golpes ou, até mesmo, os aspectos filosóficos que envolvem essa arte marcial. Podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 98733-8621 para tirar mais dúvidas.

__________________________________________________________________________________________________________

Ótica Look

__________________________________________________________________________________________________________

Chá de Bebê- Esperando com amor- Maria Luiza

Tons de rosa suavizaram o ambiente acolhedor decorado por Encantos da Ca, no Tênis Clube onde foi realizado o Chá de Bebê da esperada e já amada Maria Luiza. Carolina de Almeida Pereira e Diogo de Souza Ferreira, os futuros pais, casal lindo e jovem, organizaram tudo com amor. Na expectativa também os avós, José Pereira Júnior e Luiza Helena de Almeida Pereira, Rodrigo de Souza Ferreira e Gisleine Cristina Gasparino de Souza Ferreira,  as charmosas tias Juliana, colaborando com tudo e Carolina, que mora fora do país e curte online cada detalhe . A tarde foi de alegria, servida pelo buffet Ro Requinte, o bolo caprichado de Maria Sonia Menezes, doces da Doce Momento, e os materiais como toalhas, talheres e copos que compuseram a decoração foram da Apetrechos Locações (@apetrechosarteseeventos), tudo registrado pelas lentes fotográficas de Luara Nicolai.
A Maria Luiza e seus pais Carol e Diogo, nosso desejo de saúde e harmonia. Seja bem vinda!

 

__________________________________________________________________________________________________________

Farmácia Santa Cruz

Farmácia Santa Cruz
Cuidados com a pele no tempo seco
1. Limpeza suave
•Evite sabonetes agressivos.
Use limpadores sem sulfato, com pH fisiológico e hidratantes.
2. Hidratação profunda e consistente
•Aplique o hidratante logo após o banho ou após lavar o rosto (com a pele ainda levemente úmida).
•Prefira hidratantes com: Ácido hialurônico, Glicerina, Pantenol, Ceramidas, Niacinamida, Manteiga de karité,
Ureia (até 10%)
3. Evite banhos quentes e demorados
•A água quente remove a camada de proteção natural da pele.
•Prefira água morna e tempo reduzido no banho.
️ 4. Use protetor solar todos os dias
•Mesmo no tempo seco e frio, os raios UV continuam prejudicando a pele.
•Opte por filtros hidratantes com ativos calmantes (niacinamida, pantenol, etc.)
5. Evite ambientes com ar muito seco
•Use um umidificador de ar no quarto ou ambiente de trabalho.
•Colocar bacias de água nos cantos também ajuda (truque caseiro).
6. Hidrate-se por dentro também
•Beba bastante água ao longo do dia, mesmo sem sede.
•Alimente-se bem, com fontes de gorduras boas (abacate, azeite, castanhas) e antioxidantes (frutas, vegetais).
Dica extra para rosácea (se for o seu caso):
•Evite aquecedores diretamente no rosto.
•Use compressas frias ou brumas calmantes para aliviar o calor e ressecamento.
•Produtos com madecassoside, niacinamida, centella asiática e pantenol são ótimos aliados.
__________________________________________________________________________________________________________

Contação de Histórias

A parceria com o Centro do Idoso resolveu e acolheu o grupo que queria ouvir e viver as histórias, nesta edição contada por Helô Bueno com a brilhante participação da pianista e professora Lourdes de Matteu. As histórias escolhidas foram Super Heróis das crianças, destacando a habilidade de cada um, e a Chave Velha envolvendo instrumentos musicais e destacando os sons emitidos pelo corpo.
A troca e empréstimos de livros também foram feitos, estimulando a leitura e auxiliando a cuidar e preservar os livros.
__________________________________________________________________________________________________________

Casa de Massas Nossa Senhora Aparecida


Telefone: 3863-3306
Endereço: R. Duque de Caxias

Sabe aquela vontade de um doce? Temos casquinha e canudo para colocar o recheio de sua preferência, e bom-bocado a pronta entrega.

__________________________________________________________________________________________________________

Bodas de Ouro- 50 anos de união

Fé e cumplicidade destacaram se na cerimonia em comemoração aos 50 anos de união matrimonial de Davi Alves dos Santos e Lidia de Melo Santos. Formaram numerosa e linda família, com os filhos, Alessandra de Melo Santos Moraes , Anderson de Melo Santos, Alexandre de Melo Santos (no coração) e Andréa de Melo Santos Silva, completando com as noras e genros, Donisete Moraes, Kátia Santos , Edilene Renata e André Marcos, seguidos pelo grande amor, os netos, Laís Fernanda, Gabrielly, Thales e Luísa. A reunião familiar e com os amigos mais próximos foi no Bairro Duas Pontes, na Chácara dos Pássaros, e com os materiais da Apetrechos Locações(@apetrechosarteseeventos), o ambiente estava funcional e de bom gosto.
Parabéns ao casal, exemplo de união.

Creditos da fotográfa: Aline Godoy @alinegodoyfotografia

__________________________________________________________________________________________________________

 

__________________________________________________________________________________________________________

Doce Sal

Telefone: (19)935997234
Endereço: Av. Juritis, 120