Gazeta Itapirense

GCM inaugura ‘Sala Maria da Penha’ para acolher mulheres vítimas de violência

A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, 17, a “Sala Maria da Penha – Ronda Guardiã”, um novo espaço da Guarda Civil Municipal criado para oferecer mais acolhimento e privacidade às mulheres vítimas de violência atendidas pela corporação. O ambiente – situado na Rua Almirante Barroso, n° 176, junto à sede da Guarda e que foi totalmente reformado por servidores da Prefeitura com apoio de parceiros da GCM – será utilizado para atendimentos humanizados, fortalecendo o trabalho já desenvolvido nos programas de proteção à mulher.

A Guarda Civil Municipal de Itapira mantém uma série de iniciativas de enfrentamento à violência doméstica, entre elas o Botão Guardião, a Ronda Guardiã Maria da Penha e o Programa Visita Protetiva, desenvolvido em parceria com o CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher).

O Botão Guardião integra o Programa Segurança Cidadã, regulamentado pela Lei Municipal nº 6.250 e sancionado em abril de 2023 pelo prefeito Toninho Bellini. O aplicativo, disponível para mulheres com medida protetiva, permite o acionamento imediato da GCM em situações de risco. Com o GPS habilitado, ele envia a localização exata da vítima ao Centro de Operações e Inteligência (COI), garantindo resposta rápida das viaturas. A adesão pode ser feita diretamente na sede da corporação, onde agora as mulheres contam com um espaço reservado e acolhedor para esse atendimento.

A Ronda Guardiã Maria da Penha, criada em setembro de 2021, tem como objetivo intensificar as ações de prevenção à violência e acompanhar de forma prioritária as ocorrências envolvendo mulheres. O programa conta com viaturas específicas e equipes treinadas, sempre com ao menos uma agente feminina, para garantir um atendimento especializado e sensível às vítimas.

Outro importante trabalho é o Programa Visita Protetiva, que realiza acompanhamentos periódicos a mulheres em situação de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial, monitorando o cumprimento das medidas protetivas e oferecendo orientação sobre os serviços municipais de apoio disponíveis.

Em seu discurso, a Comandante Patrícia Zacarioto falou da importância desse novo espaço para a oferta de um atendimento mais humanizado às vítimas. “Essa sala representa muito mais do que uma estrutura física. Ela simboliza acolhimento, respeito e esperança para as mulheres que nos procuram nesse momento tão difícil”, disse. Ela também agradeceu ao apoio da Administração Municipal, na pessoa do prefeito, em todas as ações relacionadas à corporação. “Agradeço ao prefeito Toninho Bellini e à Administração Municipal por acreditarem e apoiarem o trabalho da Guarda, que diariamente se dedica a garantir a segurança da nossa população.”

O Prefeito Toninho Bellini lembrou que a criação de políticas públicas voltadas à prevenção e combate à violência contra a mulher era uma de suas prioridades do Plano de Governo do seu terceiro mandato. “Logo no início de 2021, criamos o CREM e logo depois vieram os programas como a Ronda Guardiã Maria da Penha e o Botão Guardião. E hoje temos orgulho em ver Itapira como referência regional nessa área”, afirmou.

O Chefe do Executivo também falou sobre a importância dos investimentos feitos na corporação nesses últimos quatro anos e meio. “Temos investido continuamente na estrutura e valorização da Guarda Civil Municipal, o que reflete em mais segurança para toda a cidade”, destacou. Por fim, ele agradeceu aos parceiros que se uniram para tornar possível a reforma da sala, que foi realizada sem custos para o município.