Itapira amplia rede de proteção à mulher com inauguração da ‘Sala Maria da Penha’
A Prefeitura de Itapira, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugura oficialmente na próxima sexta-feira, 17, a ‘Sala Maria da Penha – Ronda Guardiã’.
O novo espaço idealizado pelo prefeito Toninho Bellini será voltado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. O novo equipamento vem reforçar o empenho de Bellini ao longo de seus mandatos de reforçar a rede de proteção às mulheres do município.
Localizada na sede da GCM, a sala foi criada para oferecer mais conforto, privacidade e segurança no atendimento.
O novo ambiente soma-se a uma série de iniciativas implantadas pelo prefeito Toninho Bellini voltadas à defesa da mulher itapirense. Ao longo de seus mandatos, o chefe do Executivo tem criado e fortalecido políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica, como o Botão Guardião (destinado a mulheres com medida protetiva), a Ronda Maria da Penha e o Programa Visita Protetiva.
A reforma e adequação do espaço contaram com o empenho de servidores municipais e apoio de parceiros da Guarda Civil Municipal.

Em contato com a reportagem da Gazeta o prefeito Toninho Bellini pontuou que a nova sala simboliza mais um avanço importante na consolidação das ações voltadas à segurança e dignidade das mulheres
“Quando assumi a prefeitura em 2021, eu tinha um compromisso muito claro: fortalecer as políticas públicas de proteção às mulheres. Mesmo em meio à pandemia, conseguimos inaugurar o Centro de Referência Especializado da Mulher – o CREM, e desde então, mais de mil mulheres já foram acolhidas com cuidado e respeito. Agora, com a criação da Sala Maria da Penha – Ronda Guardiã, uma conquista da nossa Guarda Municipal, damos mais um passo importante. Esse novo espaço traz acolhimento, privacidade e segurança para quem mais precisa. Eu me sinto muito feliz e orgulhoso de ver que o que foi plantado lá em 2021 está dando frutos — com mais proteção, dignidade e esperança para as mulheres da nossa cidade”, destacou.
A comandante da GCM, Patrícia Zacariotto, também ressaltou o significado da nova estrutura.
“A inauguração da Sala Maria da Penha – Ronda Guardiã representa um grande avanço no atendimento às mulheres vítimas de violência. Criamos um espaço mais humanizado e privativo, onde as vítimas serão acolhidas com respeito, empatia e segurança. Sabemos da importância de um ambiente seguro para que a mulher se sinta fortalecida a buscar ajuda. Este é mais um passo no compromisso da Guarda Civil Municipal de Itapira em proteger e amparar quem mais precisa”, afirmou.