Toninho Bellini se reúne em São Paulo para tratar de programas habitacionais
A Prefeitura de Itapira segue acompanhando de perto os avanços dos programas habitacionais Vida Longa e CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), que representam importantes investimentos na área de moradia e qualidade de vida para a população itapirense.
Nesta segunda-feira, 06, o prefeito Toninho Bellini esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em São Paulo, acompanhado pelo assessor da Diretoria de Engenharia e Obras da CDHU/Secretaria da Habitação, Eric Romero.
Eles foram recebido pelo secretário estadual de Habitação, Marcelo Cardinale Branco, pela assessora parlamentar da Secretaria Estadual de Habitação, Juliana Nunes, e pelo diretor da CDHU, Silvio Vasconcelos.
A pauta da reunião foi o processo de licitação conduzido pelo estado para contratação das empresas responsáveis pelas construções dos empreendimentos imobiliários.
No caso do Programa Vida Longa, o anúncio da contemplação do município foi feito em 2024 pelo governador Tarcísio de Freitas e o edital para contratação da empresa responsável pela execução das obras já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

As 22 casas desse empreendimento serão construídas no loteamento Jardim Levatti, no bairro Pires, e atenderão idosos a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade social. As unidades serão entregues totalmente mobiliadas, com móveis produzidos por detentos do sistema prisional paulista, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária.
Durante a reunião, também foi discutido o andamento das tratativas para a licitação e construção de 100 casas da CDHU no bairro Barão Ataliba Nogueira, também anunciadas em 2024 pelo Governador do Estado de São Paulo. Esse projeto já está aprovado e conta com parte da infraestrutura pronta, incluindo terraplenagem, guias, sarjetas e sistema de drenagem.
O prefeito lembrou que desde o início de 2021 vem realizando gestões junto à Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo para que os lotes pudessem ser transformados em moradias de interesse social. “Na época, apresentamos nossa demanda e o mapa com todos os detalhes da área destinada a esse novo empreendimento em nossa cidade”, relembrou.
Após o encontro com o secretário estadual Marcelo Branco, o Chefe do Executivo itapirense confirmou o avanço dos processos burocráticos conduzidos pela Secretaria Estadual de Habitação. “Apresentamos o projeto da CDHU, que já está aprovado e estruturado. Essa preparação facilita muito o início das obras quando o Estado avançar na licitação. Já em relação ao Vida Longa, o edital foi publicado e o processo está em andamento, o que é uma excelente notícia para Itapira”, destacou o prefeito.
Agora, o município aguarda a conclusão de todas as etapas de licitação dos dois programas habitacionais e orientações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação para dar seguimento ao processo no município, o que incluirá o sorteio dos contemplados.
Crédito das fotos: Equipe de Comunicação da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo (https://www.flickr.com/photos/habitacaosp/albums/72177720329492606/)