Gazeta Itapirense

Alunos do Fundamental I da Rede Municipal participam de avaliações

Os alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal participaram, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das avaliações de língua portuguesa e matemática dentro do Ciclo III do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Os indicadores de desempenho em alfabetização ao longo do tempo, especialmente no período pós-pandemia, apontam que muitas crianças ainda apresentam níveis insuficientes de aprendizagem em leitura, escrita e matemática, o que reforça a preocupação em torno do processo de alfabetização e, consequentemente, de toda a educação básica.

Diante disso, a avaliação se torna uma ferramenta fundamental para que professores e equipes gestoras tomem decisões baseadas em evidências sobre o desempenho dos estudantes. No âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, esse processo permite o monitoramento das ações do programa e auxilia na definição de estratégias mais adequadas às necessidades de cada aluno.

A consolidação de uma cultura de avaliação no ambiente escolar favorece o engajamento de gestores, coordenadores e professores em ações que utilizam os resultados como base para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Analisar e refletir sobre os dados obtidos é etapa essencial tanto para recompor aprendizagens não consolidadas no tempo esperado quanto para construir novos conhecimentos para todas as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.