Gazeta Itapirense

Guardas Civis Municipais iniciam processo de requalificação anual

A Guarda Civil Municipal de Itapira iniciou na última sexta-feira, 26, o processo de requalificação anual dos agentes, previsto na Instrução Normativa (IN) nº 310/2025 da Polícia Federal. Seguindo um cronograma definido, todas as equipes da corporação passarão por todas as etapas do treinamento.

De acordo com a norma, a requalificação é obrigatória para garantir a manutenção do porte de armas de fogo dos guardas municipais. O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) tem carga mínima de 80 horas e tem como objetivo assegurar que os agentes mantenham suas competências atualizadas, estejam em conformidade com a legislação vigente e preparados para atuar em situações diversas do dia a dia.

Parte das instruções é conduzida pelo Instrutor Institucional de Armamento e Tiro da GCM de Itapira, GCM Martinelli, e inclui aulas teóricas e práticas. O treinamento prático de alto grau de dificuldade está sendo realizada na Associação Pinhalense de Tiro Esportivo, oferecendo aos guardas condições adequadas para o aperfeiçoamento técnico.

A comandante da Guarda Civil Municipal de Itapira, Patrícia Zacarioto, destacou a relevância do processo para a corporação para assegurar que toda a corporação esteja preparada para proteger a população com eficiência e responsabilidade. “A requalificação é essencial para garantir que todos os nossos guardas estejam aptos e atualizados, não apenas em relação ao manuseio de armas de fogo, mas também no cumprimento das normas legais e técnicas de segurança pública”, afirmou.