Deputada Sâmia Bomfim visita Itapira para fiscalizar aplicação de emendas
No último dia 05 a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) esteve em Itapira para atividades que começaram à tarde e se estenderam até o período da noite. Junto ao vereador Leandro Sartori, responsável pela organização da visita, ela esteve no pátio da Secretaria Municipal de Saúde e na Guarda Municipal, para fiscalizar a aplicação dos recursos de emendas parlamentares destinadas pelo seu mandato, além de ter conversas com servidores da saúde e da educação.
Na Secretaria de Saúde, Sâmia também foi recebida pela secretária, Maria Sueli, que lhe apresentou os carros e as ambulâncias adquiridas a partir de recursos destinados pelo seu mandato. Já na Guarda Municipal, Bomfim conheceu um pouco do trabalho cotidiano realizado pelos profissionais e as motos, conquistadas também via emenda parlamentar, que são usadas para o atendimento de ocorrências.
O mandato da deputada destina recursos a Itapira desde 2021, primeiro ano de legislatura de Leandro Sartori. Desde então, os investimentos já somam mais de 3 milhões de reais, alocados principalmente na saúde, mas abrangendo, ainda, promoção social e segurança pública.
Segundo Sartori, “o PSOL tem uma postura crítica às emendas parlamentares que o Congresso Nacional movimenta. É uma parte muito grande do orçamento público mal administrada por diversos parlamentares, que usam as emendas para favorecimento próprio, para projetos de fachada, ou que não fiscalizam a aplicação do dinheiro. Nosso partido sempre destina os recursos para áreas de interesse público e temos preocupação em averiguar se estão sendo devidamente utilizados. Já é a terceira vinda da Sâmia à cidade, justamente porque há muita seriedade nesse trabalho de destinar recursos”.

Além dessas visitas, os servidores públicos da saúde e da educação foram convidados para um bate-papo com a deputada, que aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde foi recebida pela presidente Cristina Gomes e demais sindicalistas. O tema da garantia dos pisos salariais da enfermagem e da educação esteve no centro da conversa, levando em consideração os desafios para a efetiva aplicação nos municípios e a atuação de Bomfim sobre essa pauta em Brasília.
Por fim, outra conversa, aberta ao público geral, foi realizada no Sindicato, a fim de debater os efeitos das privatizações para a vida da população, com foco nas ações do governo estadual de Tarcísio de Freitas. Nos últimos meses, Leandro e Sâmia, em conjunto com a vereadora de Campinas Mariana Conti, movimentaram-se contra a instalação de novos pedágios na região, culminando em um abaixo-assinado com milhares de assinaturas e no recuo do governo estadual.
Para Sartori, “Itapira ganha muito ao ter uma porta aberta no Congresso. Sâmia é parceira real da cidade e luta por serviços públicos de qualidade, porque sabe que isso afeta a vida da população na prática”. Ele faz um balanço positivo da agenda e espera poder receber a Deputada novamente em breve.