Saúde aponta morte por H1N1 e 238 novos casos de síndromes gripais
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira passou a divulgar semanalmente os dados referentes às Síndromes Gripais e à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os boletins mais recentes, dos dias 2 e 8 de setembro, mostram crescimento tanto no número de casos quanto no total de mortes confirmadas.
De acordo com os dados, os casos de síndrome gripal passaram de 8.494 em 2 de setembro para 8.732 no dia 8, um aumento de 238 notificações em apenas seis dias. Já os casos de SRAG subiram de 105 para 107.
Em relação aos óbitos, a cidade registrava 9 mortes até 2 de setembro e confirmou mais uma nesta última semana, totalizando 10, sendo esta por H1N1. O número de óbitos em investigação permanece em 4.
Até o momento, as autoridades de saúde confirmaram que as 10 mortes ocorreram em decorrência de complicações respiratórias, envolvendo diferentes agentes virais como H1N1, Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório. Entre as vítimas estão seis homens e quatro mulheres, com idades entre 52 e 87 anos. A maioria possuía comorbidades, embora haja registro de pelo menos um paciente sem condições pré-existentes.
A Secretaria reforça a importância da vacinação como principal forma de proteção. As vacinas contra a Influenza e a Covid-19 estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, bastando apresentar o Cartão SUS ou CPF. O atendimento é realizado em dias úteis, durante o horário normal de funcionamento das salas de vacina.
Além disso, são recomendadas medidas de prevenção como uso de máscara em caso de sintomas gripais, evitar sair de casa se estiver doente e lavar as mãos frequentemente.