Gazeta Itapirense

Hiperdia amplia assistência a hipertensos e diabéticos na Rede Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Básica, está implementando o atendimento do programa Hiperdia, uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada ao acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos, com o objetivo de reduzir riscos de agravamento das doenças crônicas. As equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão promovendo os encontros coletivos e as ações de educação em saúde para esse público-alvo.

Na UBS Prados, por exemplo, mesmo com a reforma em andamento no prédio, os atendimentos estão sendo realizados regularmente, com atividades conduzidas pela equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nas demais unidades básicas do município, os grupos também estão sendo reorganizados.

“Implementar o Hiperdia em nossas UBSs significa ofertar aos nossos pacientes a oportunidade de um acompanhamento próximo e contínuo, garantindo não apenas o acesso a medicamentos, mas também orientação, prevenção e qualidade de vida. A participação nos grupos é fundamental para que o tratamento seja mais eficaz e para que cada pessoa se sinta apoiada pela equipe de saúde”, destacou a diretora da Rede Básica, Deise Cega Fernandes.

O Hiperdia atua na atenção primária à saúde, oferecendo cadastro e monitoramento de pacientes, acompanhamento de níveis de pressão arterial e glicemia, além da garantia de acesso a medicamentos. O programa também realiza a estratificação de risco cardiovascular, encaminhando para atendimento especializado os pacientes que necessitam de cuidados mais complexos. E nesses atendimentos, o Serviço Municipal de Cardiologia de Itapira apresenta-se como um importante parceiro e está fazendo o matriciamento junto às equipes dos postos de saúde.

Pacientes com hipertensão e diabetes podem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência para mais informações sobre participação no programa.