Gazeta Itapirense

Escolas municipais são homenageadas pelos resultados no Saresp 2024

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) “Comendador Virgolino de Oliveira” e “Profª Gilmery Vasconcelos Pereira Ulbricht” foram reconhecidas com o Prêmio Excelência Educacional – Escola Ouro 2024, após atingirem os melhores resultados no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2024.

A homenagem aconteceu no dia 22 de agosto, durante evento regional promovido pela Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, que reuniu prefeitos, secretários municipais de Educação, diretores e articuladores pedagógicos de oito cidades da região. Ao todo, 62 escolas receberam o reconhecimento, em uma cerimônia que destacou o empenho coletivo de professores, gestores, alunos e famílias na busca pela qualidade educacional.

A secretária municipal de Educação, Regina de Santana Lago Gracini, as diretoras das escolas premiadas, Ivonete Pelizer Pinheiro e Adriana Julie Grosso Tarrasqui, e a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Cláudia Eliana Fernandes participaram da solenidade de premiação na Acimm (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim).

Comitiva itapirense recebeu importante premiação pelo resultados alcançados (Foto: Divulgação)

Em março deste ano, o prefeito Toninho Bellini e a secretária municipal de Educação já haviam representado Itapira na cerimônia estadual do Prêmio Excelência Educacional, realizada em São Paulo, no âmbito do programa Alfabetiza Juntos SP.

O prêmio leva em conta o Índice de Excelência Educacional (IEE), calculado com base nos resultados do Saresp. Cada escola possui uma meta individual, definida a partir da evolução das notas, complexidade da unidade, tamanho, nível de vulnerabilidade social e regime de ensino (integral ou parcial).

O Alfabetiza Juntos SP é um programa de colaboração entre Estado e municípios para garantir avanços na alfabetização. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores, a Avaliação de Fluência Leitora, a distribuição de material didático padronizado e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado. Itapira fez a adesão a todas.