Campanha de doação de sangue impacta mais de 360 pacientes
A campanha de doação de sangue realizada em Itapira nesta quinta-feira, 21, foi considerada um sucesso pelo Hemocentro da Unicamp e pelos demais organizadores. A ação aconteceu no UNIESI – Campus I e contou com o apoio da Secretaria de Saúde.
De acordo com os dados divulgados, foram realizados 115 cadastros, com a coleta de 90 bolsas de sangue. Entre os participantes, 38 pessoas realizaram a doação pela primeira vez, reforçando o engajamento da população com a causa.
O resultado equivale a 40,5 litros de sangue coletados, o que possibilita salvar ou impactar diretamente a vida de cerca de 360 pacientes. Além disso, 12 novos cadastros foram feitos no Redome, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
O Hemocentro destacou a importância do espaço cedido, do apoio das equipes de Saúde e, principalmente, da solidariedade dos itapirenses, fundamentais para que a campanha tivesse êxito.
“A campanha foi maravilhosa, não atingiu o limite máximo, mas também não foi uma decepção, foi dentro da expectativa para o período. Temos que mais uma vez agradecer a ajuda que a população nos dá sempre que precisamos”, destacou o bioquímico Fran Marela, responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal.

Entre os doadores, um chamou a atenção. Antônio Ricardo Bitencourt doa sangue há 25 anos e mais uma vez esteve presente: “faço questão de vir ajudar, é muito bom”.
A coleta de sangue em Itapira faz parte do calendário de ações regulares em parceria com o Hemocentro da Unicamp, responsável pelo abastecimento do Hospital Municipal e pela manutenção dos estoques que atendem toda a região.