Gazeta Itapirense

Grupo Reviver apoia servidores no combate à dependência química

O grupo de apoio Reviver, mantido pelo Serviço Social do Departamento de Pessoal da Prefeitura de Itapira, comemora, nesse mês de agosto, 12 anos de suporte social e monitoramento a servidores ativos e inativos que enfrentam ou já enfrentaram problemas relacionados à dependência química, seja pelo uso de drogas lícitas ou ilícitas.

Classificada como uma doença crônica e transtorno mental pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a dependência química afeta de forma significativa a vida física, emocional, psíquica e social dos indivíduos, sendo também considerada um grave problema social. Diante desse cenário, o Reviver foi criado em 1º de agosto de 2013 com a proposta de oferecer atendimento grupal e individual, motivar mudanças positivas e criar vínculos de apoio que reflitam em melhor qualidade de vida e na valorização do papel de cada servidor.

Os encontros acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, das 8h às 10h, na Sala de Reuniões da Prefeitura. A coordenação é da assistente social Michelle Cruz Gonçalves de Oliveira, que destaca a importância da iniciativa. “O Reviver é um espaço seguro onde o servidor encontra escuta, acolhimento e orientação para enfrentar a dependência química. Ao longo desses anos, percebemos que quando o apoio chega no momento certo, é possível resgatar vínculos familiares, melhorar o convívio no trabalho e abrir novos caminhos para oportunidades de vida”, afirmou.

Ela também relata como o trabalho do Reviver traz impactos positivos para a administração municipal, reduzindo afastamentos e faltas injustificadas e melhorando o ambiente de trabalho. “A parceria com a Secretaria de Negócios Jurídicos na consideração dos nossos pareceres judiciais e o apoio de familiares favorecem muito a aceitação de tratamentos ambulatoriais e internações voluntárias”, complementou Michelle.

Servidores interessados em participar do Reviver ou chefias que identifiquem situações que necessitem de acompanhamento podem entrar em contato com o Serviço Social pelo telefone (19) 3843-9130 ou WhatsApp (19) 99625-3824.