Gazeta Itapirense

Termômetro cai a 3,5°C e geada volta a ser registrada em Itapira

Itapira viveu um episódio climático incomum, teve queda brusca na temperatura chegando a 3,5°C e geou na madrugada desta quarta-feira, 30. O fenômeno, raríssimo nos últimos tempos na cidade, foi apurado em várias partes. Esta foi a segunda vez em 2025 que o município tem pontos de geada.

Nos dias anteriores, os termômetros já vinham apontando um forte declínio nas temperaturas. Entre 28/07 e 29/07, a mínima foi de 6,2°C e a máxima de 24,4°C. Já entre 27/07 e 28/07, os dados mostravam uma mínima de 16,9°C e máxima de 33,3°C, demonstrando a severidade da mudança climática em um curto período de tempo.

Os dados foram anotados pela estação meteorológica do CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, instalada no município.

A combinação de massa de ar polar e condições de umidade pode ter contribuído para o fenômeno, que surpreendeu moradores.

A geada foi registrada na região do bairro dos Pires, Brumado, Pinheiro e Machadinho, em especial em áreas de baixada perto de córregos.