Gazeta Itapirense

Conferência reuniu sociedade civil e poder público em defesa dos direitos das mulheres

Com a presença de cerca de 50 participantes, a 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres reuniu representantes da Sociedade Civil e do Poder Público na última sexta-feira, 25, em um espaço de escuta, debate e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse público-alvo.

O evento foi promovido pelo Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social e foi sediado no auditório da OAB de Itapira. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência teve como objetivo propor ações que garantam mais equidade, direitos e oportunidades às mulheres do município.

Na chegada, as participantes fizeram o credenciamento e assistiram à apresentação de dança da Cia. de Artes Danila Sabadini. Em seguida, ocorreu a abertura solene, leitura do regimento interno e palestra da psicóloga Ellen Alves da Silva Costa, coordenadora do programa “Consultório na Rua” de Piracicaba, que trouxe reflexões importantes sobre os desafios da mulher na sociedade atual e as perspectivas para o futuro.

Após a palestra, as participantes se dividiram em quatro grupos para discussão dos eixos temáticos: I – Governança, instituições e participação popular para a garantia dos direitos das mulheres; II – Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; III – Autonomia financeira como estratégia para a igualdade; IV – Cuidar de quem cuida: políticas de saúde integral da mulher.

Foram elaboradas e votadas propostas que serão encaminhadas às diferentes esferas do Poder Executivo. No âmbito municipal, as propostas aprovadas foram Criação de um órgão, secretaria ou departamento municipal de políticas públicas para mulheres; Implantação de lavanderias comunitárias em bairros periféricos; e Criação de um centro de convivência para acolhida e apoio a mulheres, especialmente com demandas relacionadas à sobrecarga mental.

Já para a etapa estadual da conferência, foram eleitas as seguintes propostas prioritárias: Destinação de dotação orçamentária estadual e federal específica para políticas públicas para mulheres; Abertura da Delegacia da Mulher com atendimento 24 horas; e Ampliação da divulgação dos serviços voltados à saúde mental da mulher.

Ao final das atividades, foram eleitas as delegadas que representarão Itapira na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. Pela Sociedade Civil, foram escolhidas Jhenifer Luana Silva (titular – OAB Itapira) e Luciana Menezes (suplente – Movimento de Mulheres Pretas). Pelo Poder Público, as representantes serão Ednúbia Brito de Sousa (titular – Secretaria de Defesa Social) e Cláudia Regiane Sartorelli (suplente – Secretaria de Promoção Social).