Com apenas 2 caminhões em operação, coleta de lixo vira um INFERNO
A situação da coleta de lixo em Itapira ganhou contornos vergonhosos nesta semana. Nossa equipe de reportagem percorreu bairros como Della Rocha, Nosso Teto, Boa Vista, Hélio Nicolai e Braz Cavenaghi, e o que se viu foi um verdadeiro “festival do lixo” — com sacos empilhados em lixeiras, pendurados em portões, espalhados pelas calçadas e, claro, rasgados por cachorros que fazem a festa.
“Desde sexta-feira passada (18) que não passa o caminhão. Os cachorros já estão de barriguinha cheia”, reclamou uma moradora do bairro Della Rocha, enquanto afastava dois vira-latas disputando um saco rasgado como se fosse banquete.
Mas não são apenas os cães que estão aproveitando o descontrole. No mesmo bairro, um cavalo apelidado pelos moradores de “Pé de Pano” decidiu virar reciclador autônomo: rasgou lixo, comeu o que deu e deixou o restante espalhado pela rua. É a segunda aparição “gastronômica” do animal, que parece ter incluído o lixo urbano em sua dieta.
Nos grupos de WhatsApp do bairro Boa Vista, o clima é de revolta e sobrou até para os vereadores: “a gente com essa porquice na porta de casa e os bonitos (vereadores) ganhando R$ 10 mil por mês, com assessor e tudo. Ninguém vê, ninguém faz nada!”, desabafou uma moradora.

No bairro Nosso Teto, a coleta está sumida desde terça-feira (23). Até o momento, nenhum sinal de caminhão, mas os urubus já estão fazendo ronda aérea.
Procurada, a Prefeitura de Itapira jogou luz sobre o problema. Segundo nota oficial, o caos é consequência da quebra de dois caminhões da empresa ESN, responsável pela coleta. A nota não informou a previsão concreta de normalização, nem se o “Pé de Pano” será incluído no quadro emergencial da limpeza urbana.
Enquanto isso, o lixo segue firme. E crescendo.
Confira a nota oficial:
“A Prefeitura de Itapira vem a público esclarecer a atual situação da coleta de lixo no município.
Atualmente, o serviço novamente tem enfrentado atrasos em virtude de dois fatores principais:
1. Dos quatro caminhões da empresa atualmente responsável pelo serviço, apenas dois estão em funcionamento. Os demais estão parados devido a problemas mecânicos, sem previsão de retorno pela contratada.
2. Nesta quarta-feira, 23 de julho, todos os funcionários da prestadora receberam aviso prévio, em decorrência do encerramento do contrato com a Prefeitura, previsto para o próximo dia 8 de agosto.
Apesar dos desafios, a Prefeitura ressalta que o serviço de coleta não está interrompido, mas sim operando com atrasos. Segundo informações colhidas junto à empresa ESN, a programação de coleta para os próximos dias é a seguinte:
• Sexta-feira, 25/07: bairros Della Rocha, Alonso Carmona, Jardim Esmeralda, Braz Cavenaghi, Hélio Nicolai, José Levatti, Morada do Sol, Rubens Ferian, Boa Vista, José M. de Campos, Nenê Cega, Santa Marta, Santa Fé, Santa Cruz e Centro.
• Sábado, 26/07: regiões da Penha do Rio do Peixe, Vila Ilze, Jardim Itamaracá e Centro.
• Domingo, 27/07: atendimento à Zona Rural.
Importante destacar que essa programação depende exclusivamente dos dois caminhões atualmente disponíveis e poderá sofrer alterações caso ocorram novos imprevistos operacionais da empresa.
A Prefeitura informa ainda que o processo licitatório para contratação de nova empresa já foi concluído. O certame foi homologado em 17 de julho e teve como vencedor o Consórcio Itapira Sempre Limpa, formado pelas empresas Coleta CTMR – Limpeza e Construções LTDA (CNPJ nº 17.468.456/0001-83) e Ilumina Lux – Energia LTDA (CNPJ nº 30.681.657/0001-22).
A Secretaria de Recursos Materiais trabalha na elaboração do contrato para assinatura e emissão da ordem de serviço, o que permitirá o início das atividades da nova empresa e regularização definitiva da coleta.
A Administração Municipal lamenta os transtornos causados à população e reafirma seu compromisso com a busca constante por soluções junto a atual prestadora do serviço na cidade.”