Programa São Paulo por Todas atenderá mulheres itapirenses
Prefeitura de Itapira, por meio das secretarias municipais de Promoção Social e de Saúde, aderiu ao Programa São Paulo Por Todas, do Governo do Estado de São Paulo. A secretária de Promoção Social Regina Ramil Marela e a enfermeira Renata Rodrigues, da assessoria da Secretaria de Saúde, representaram o município nesta segunda-feira, dia 7, durante o início das atividades das unidades móveis do programa em Mogi Mirim. O evento contou com a presença da secretária estadual da Mulher, Valéria Bolsonaro.
A iniciativa estadual visa ampliar o acesso das mulheres a políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência, promoção de direitos e autonomia econômica, reunindo ações de diversas áreas do Governo do Estado em um único programa.
Entre as principais ações do “SP Por Todas” estão as carretas itinerantes da Mamografia e do Empreendedorismo. A Carreta da Mamografia realiza exames gratuitos com capacidade de até 50 atendimentos por dia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, mesmo sem pedido médico, e também para outras faixas etárias com indicação médica. Já a Carreta do Empreendedorismo oferece cursos e oficinas gratuitas voltadas à saúde mental, capacitação profissional, empreendedorismo e autonomia financeira.
Em seu discurso durante a abertura das atividades, a secretária Valéria Bolsonaro garantiu que as carretas percorrerão os 645 municípios do Estado de São Paulo. Ela também destacou que, embora estejam instaladas em Mogi Mirim, cidade polo do programa na região, os serviços estão disponíveis para mulheres residentes em cidades vizinhas, como Itapira.
A carreta permanece em Mogi Mirim até o dia 19 de julho, e Itapira já iniciou a triagem e encaminhamento de mulheres para os atendimentos gratuitos. “Estamos mapeando as demandas para garantir que nossas mulheres tenham acesso a esses serviços tão importantes”, explicou a secretária Regina Ramil Marela. “É uma grande oportunidade de ampliar a oferta de alguns serviços que já temos em nossa cidade e também facilitar o acesso a outros”, concluiu. O levantamento está sendo feito pelas secretarias de Promoção Social e Saúde e as mulheres selecionadas serão devidamente contatadas.