Prefeitura entrega veículo 0 km à Associação Pétalas de Rosas
A Prefeitura oficializou nesta segunda-feira, 7, a entrega de um veículo 0 km à Associação Pétalas de Rosas, organização que atua no apoio a pacientes em tratamento contra o câncer no município. O carro entregue é um Nissan Kicks Play 1.6 Active Plus CVT, adquirido por R$ 105.600,00, com recursos próprios da Prefeitura.
A aquisição do automóvel foi realizada por meio do Edital nº 43/2025, seguindo os trâmites legais da administração pública. O veículo é do tipo SUV, com cinco portas, motor biocombustível, e irá reforçar as ações sociais da entidade, como visitas a pacientes em hospitais oncológicos, palestras em escolas, empresas, igrejas e outras instituições, entregas de cestas básicas para pacientes, trabalho social de entrega de almofadas e cabelos doados para a confecção de perucas, entre outros.
A entrega foi feita pelo prefeito Toninho Bellini, que destacou a importância do trabalho realizado pela associação e o papel da administração municipal em apoiar iniciativas que promovem saúde e acolhimento. “A Associação Pétalas de Rosas desenvolve um trabalho fundamental na cidade, oferecendo apoio, escuta e dignidade a quem enfrenta uma das batalhas mais difíceis da vida. Este veículo vai ajudar a ampliar esse alcance”, afirmou o prefeito.
Após finalização dos trâmites burocráticos para documentação e emplacamento, o veículo receberá identificação especial alusiva ao grupo.
Origem e atuação
A Associação Pétalas de Rosas foi fundada oficialmente em 8 de março de 2014, mas sua história começou em 2011, a partir da experiência pessoal da professora Ivanilde Ap. Felippe, diagnosticada com câncer de mama naquele ano. Após iniciar tratamento psicológico com o profissional Maurício Nunes de Mattos, na UBS dos Prados, Ivanilde passou a se reunir com outras três mulheres que viviam a mesma situação. O grupo cresceu rapidamente e logo passou a se reunir em diferentes Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Com o fortalecimento das ações, os encontros foram centralizados na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itapira, onde nasceu oficialmente o grupo. Desde então, a Pétalas de Rosas tem se dedicado ao acolhimento de pacientes oncológicos, promovendo reuniões, campanhas de arrecadação de alimentos e medicamentos, além de oferecer suporte emocional e informativo.
Em 2016, por meio da Lei Municipal nº 5.502, a associação foi reconhecida como de utilidade pública.
Ao longo dos anos, a Pétalas de Rosas já foi presidida por Vanda Soriani, Rosana Preto, a própria Ivanilde, Gilza Sholz e atualmente é liderada por Katia Galinzoni.
Atualmente, a associação presta atendimento a 70 mulheres. Ao longo de 2024, o grupo promoveu 68 palestras em escolas, empresas e instituições, atingindo diretamente cerca de 3 mil pessoas em cidades como São Paulo, Campinas, Itatiba, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Jacutinga, Ouro Fino e, principalmente, em Itapira. A estimativa é que o impacto indireto das ações tenha alcançado até 9 mil pessoas, contribuindo significativamente para a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Embora intensifique sua programação no mês de outubro, no Outubro Rosa, a associação realiza palestras ao longo de todo o ano, sempre que solicitada por empresas, escolas ou órgãos públicos.
Diretoria
A diretoria atual da Associação Pétalas de Rosas (biênio 2025-2027) é composta por: Kátia Celene Galizoni Brandão – Presidente, Daniele Coradi Momesso – Vice-presidente, Celisa Aparecida Baldissini Samora – 1ª Secretária, Ivanilde Aparecida Felippe – 2ª Secretária, Mariana Galizoni Brandão – 1ª Tesoureira, Flávia de Souza Batalha – 2ª Tesoureira. Suplentes: Katia de Souza Silva, Simone de Cássia Ribeiro Bosso Fressato e Luciene Helena Lucino. Conselho Fiscal: Monaliza Jaqueline Andrade, Ângela Aparecida Enke e Valéria Maria Coradi.