Gazeta Itapirense

Itapira recebe ‘Operação Impacto’ com foco na proteção dos ônibus  

Na tarde desta segunda-feira, 07, Itapira foi palco de uma nova fase da ‘Operação Impacto – Proteção a Coletivos’, coordenada pelo 26º Batalhão da Polícia Militar do Interior em parceria com a Guarda Civil Municipal, DETRAN e o Departamento de Trânsito municipal.

A ação ocorreu por volta das 15h30 na Avenida Brasil, no bairro dos Pradoscom um forte esquema de segurança dos envolvidos. A operação teve como principais objetivos coibir infrações de trânsito, localizar veículos em situação irregular e fiscalizar condutores fora da legalidade, além de reforçar a segurança da população e prevenir possíveis ações criminosas contra o transporte público.

Durante a blitz, diversos veículos foram abordados seletivamente. As equipes utilizaram sistemas integrados de segurança pública, como SINESP e Infoseg, para realizar consultas e checagens de documentação obrigatória dos condutores.

Bloqueio desta segunda ocorreu na ‘Curva dos Coqueiros’, nos Prados (Foto: Divulgação)

A Operação Impacto Proteção a Coletivos está sendo realizada entre os dias 3 e 31 de julho em todo o Estado de São Paulo. A medida foi adotada após uma série de ataques e atos de vandalismo contra ônibus registrados no mês de junho em mais de 80 cidades paulistas, resultando em cerca de 180 boletins de ocorrência.

A operação abrange os oito municípios de responsabilidade do 26º BPM/I – Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Mogi Mirim, Holambra, Jaguariúna, Pedreira, Itapira e Santo Antônio de Posse – e tem como foco o policiamento preventivo em garagens e trajetos de ônibus, visando inibir atos de violência e depredação contra os veículos de transporte público.

A presença das forças de segurança nas ruas visa não apenas a repressão a crimes, mas também o reforço da sensação de segurança da população, especialmente em um momento de atenção redobrada quanto à proteção dos coletivos.