Gazeta Itapirense

Deputada Monica Seixas conhece a Maternidade do Hospital Municipal

No último dia 27 a deputada estadual Monica Seixas (PSOL) esteve em Itapira para uma agenda cheia, que começou com uma visita à Maternidade do Hospital Municipal e terminou com uma palestra aberta ao público na Câmara Municipal, sobre o tema da emergência climática. A programação do dia foi organizada pelo Vereador Leandro Sartori (PSOL).

A vinda da parlamentar foi pensada pela Escola do Legislativo, iniciativa da Câmara Municipal que vem sendo encabeçada por Sartori e os servidores Beto e Elienay, quando se estudava quem pudesse ministrar uma palestra para encerrar a Semana do Meio Ambiente. Entre os dias 24 e 27 de junho, atividades relacionadas à reciclagem e ao plantio, que abrangeram a ASCORSI e o Centro POP, relembraram a importância de preservar o meio ambiente. No mesmo sentido, a palestra serviu para conscientizar a respeito das mudanças do clima e dos impactos das ações humanas.

Segundo Sartori, “Monica era a pessoa ideal para essa palestra. Ela iniciou sua militância a partir da falta de água em Itu, anos atrás. É uma referência na luta pelo meio ambiente, tem projetos que nos ajudam a pensar em como amenizar os impactos das mudanças climáticas na nossa vida”. Ainda de acordo com ele, sua vinda para Itapira já estava em perspectiva, pois a parlamentar destinou quase 2 milhões em recursos para o município e desejava fiscalizar a aplicação das emendas.

Deputada Monica Seixas (primeira à esquerda) foi recebida por representantes do HM (Foto: Divulgação)

Desde 2021, quando o Sartori assumiu sua primeira legislatura e passou a intermediar recursos, Seixas destinou verbas para equipagem e reformas de UBSs — incluindo a dos Prados — e para a compra de instrumentos, vestimentas e um carro para a Congada Mineira de Itapira, entre outras demandas atendidas.

Ainda no período da manhã, os parlamentares estiveram no Pronto Socorro e na Maternidade do HMI. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Deputada aprovou um projeto que prevê ala separada na maternidade para mães que tiveram perda gestacional. Por ser uma lei de abrangência estadual, ela busca conhecer o andamento de sua aplicação em todo o território paulista, o que fez com que esse compromisso fosse prioritário na agenda.

Após o almoço, o itinerário recomeçou na ASCORSI, com uma conversa com os catadores de reciclagem, e se estendeu à UBS dos Prados, que está sendo reformada após a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil reais por Seixas. Ao fim da tarde, a Congada Mineira de Itapira a recebeu para uma conversa, com uma breve performance.

Para Sartori, a agenda cheia demonstra o interesse da Deputada pelas demandas de Itapira e reforça o vínculo entre as esferas estadual e municipal. “Sabemos o quanto é difícil fazer com que o interior seja realmente visto, e articulações como a da visita da Monica colocam um foco sobre nossa cidade”, afirmou o Vereador. Após as atividades, a visão de Sartori é de que o diálogo com a Deputada tenha saído ainda mais fortalecido.

 

Compartilhe