Gazeta Itapirense

Obra do novo prédio da Etec avança com concretagem de vigas

A construção do novo prédio da Etec João Maria Stevanatto, localizada no Parque Santa Bárbara, em Itapira, avança em ritmo acelerado e entra agora em uma nova etapa com a concretagem das vigas superiores e da escada de ligação entre os pavimentos. A previsão de entrega da obra segue mantida para o ano de 2026.

A reportagem de A Gazeta visitou o canteiro de obras e acompanhou de perto o progresso dos trabalhos comandados pela empresa EMR Construções. Após o levantamento das colunas principais e a concretagem do chão em toda a área que compõe a nova edificação, os operários agora se concentram na estrutura superior do prédio.

A construção representa um importante investimento do Governo do Estado de São Paulo, na ordem de R$ 5,9 milhões, viabilizados por meio da atuação política do deputado estadual Barros Munhoz junto ao governador Tarcísio de Freitas. A solicitação foi baseada em um estudo apresentado pela direção da escola técnica, que destacou a crescente demanda por novos cursos voltados ao setor industrial do município.

Com 1.404 metros quadrados de área construída, o novo prédio elevará a estrutura total da unidade para mais de 5 mil metros quadrados. O projeto prevê três pavimentos, com cinco salas de aula e nove laboratórios especializados nas áreas de mecânica, soldagem, automação industrial, entre outros. O espaço também contará com elevador e sanitários acessíveis.

Obra entra agora em uma nova fase: entrega será em 2026 (Foto: Cauã Carvalho)

A diretora da Etec, Camila Mattielo, destaca o impacto da ampliação para o desenvolvimento regional. “A ampliação é um grande avanço para o setor produtivo industrial de Itapira e região. A missão da Etec é suprir a necessidade de mão de obra local. Com esse novo prédio, será possível oferecer os cursos de mecânica, eletromecânica, automação industrial, mecatrônica, entre outros. Com isso aumentamos nossa capacidade de atendimento para, no mínimo, 1.200 alunos”, explicou.

Segundo ela, o projeto só foi possível “graças ao apoio do deputado Barros Munhoz, da superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, e do atual dirigente da instituição, Clóvis Dias”. A diretora também reforça a importância da colaboração com o setor privado: “Mais do que nunca, precisaremos do apoio das indústrias na doação de máquinas e equipamentos. Esse é o marco do início da capacitação da mão de obra na área de mecânica no município. Temos a certeza de que isso irá beneficiar bastante Itapira e toda a região”.

Com a nova estrutura, a Etec de Itapira dá um passo decisivo rumo à ampliação da formação técnica e ao fortalecimento do polo industrial local.

Compartilhe