Gazeta Itapirense

Itapira registra mais de 6 mil casos de síndrome gripal e 6 mortes em investigação

A Prefeitura de Itapira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira, 02, um novo boletim epidemiológico sobre os casos de síndromes respiratórias registrados no município. Os dados, atualizados até 1º de julho de 2025, mostram que já foram notificados 6.248 casos de síndrome gripal neste ano, além de 40 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O boletim confirma ainda duas mortes por complicações respiratórias em 2025: tratam-se de dois homens, de 59 e 64 anos, que estavam internados no Hospital Municipal e apresentavam comorbidades. Os óbitos ocorreram nos dias 19 e 23 de maio, causados por H1N1 e Vírus Sincicial Respiratório, respectivamente. Outros seis óbitos seguem em investigação.

Diante do cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação como a principal forma de prevenção. As vacinas contra a Influenza e a Covid-19 estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Para se imunizar, é necessário apresentar o Cartão SUS ou CPF. O atendimento é feito em dias úteis, durante o horário normal de funcionamento das salas de vacina.

A orientação das autoridades de saúde é que, ao apresentar sintomas gripais, a população utilize máscara, evite aglomerações e procure atendimento médico, se necessário. Medidas simples, como lavar as mãos com frequência, seguem sendo fundamentais para conter a disseminação dos vírus respiratórios.

Compartilhe