Gazeta Itapirense

Delegada Gilmara dos Santos assume como Titular da Delegacia de Itapira

A cidade de Itapira tem, desde esta terça-feira, 01, uma nova delegada Titular. A Dra. Gilmara Natália Batista dos Santos assumiu oficialmente o comando da Delegacia de Polícia Civil, em substituição ao delegado Dr. Anderson Cassimiro de Lima, que esteve à frente da unidade por quase dez anos e se transferiu para a cidade de Santo Antônio de Posse.

Com mais de 12 anos de carreira e prestes a completar 13 anos na corporação, Dra. Gilmara já atuava em Itapira desde 2021, como titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), função que continuará exercendo paralelamente ao novo cargo. Residente em Campinas, ela foi surpreendida positivamente com a estrutura e acolhimento da cidade, onde, segundo suas palavras, encontrou uma comunidade engajada e disposta a colaborar com o trabalho da segurança pública.

Em sua fala de apresentação, a delegada destacou a importância da nova missão e o sentimento de responsabilidade ao substituir um nome tão respeitado como o do Dr. Anderson. “Assumir essa posição me dá aquele frio na barriga, porque aqui lidamos com todos os tipos de crimes e a demanda é muito maior do que na DDM”, afirmou. Apesar disso, ela se mostrou animada e determinada: “Como tudo que faço, darei o meu melhor. Prometo dedicação, trabalho, fé e coragem”.

Dra. Gilmara terá novo desafio profissional pela frete (foto: Gilmar Carvalho/Gazeta)

Dra. Gilmara também destacou que passará por uma fase de transição e conhecimento dos novos processos e estruturas da unidade. “Peço paciência neste começo. Estou em fase de adaptação, conhecendo as prioridades e redesenhando algumas funções internas, mas sempre com foco na eficiência”, pontuou.

Ela ressaltou que sua gestão será flexível e aberta a mudanças conforme as necessidades se apresentarem. “Se algo impactar positivamente, manteremos. Caso contrário, mudaremos. A gestão não será engessada”, explicou.

Entre seus planos, está o fortalecimento do combate à violência doméstica – pauta pela qual é reconhecida em sua atuação na DDM – e o desejo de fomentar ações educativas sobre maus-tratos a animais, tema que considera urgente. “Ainda vejo pouca mobilização nesse sentido partindo das autoridades, e acredito que podemos construir algo nesse aspecto com a comunidade”, acrescentou.

A delegada reiterou seu compromisso com a população e com o trabalho conjunto com outras forças de segurança. “Segurança pública se constrói com todos: polícia, imprensa, instituições e, principalmente, a sociedade. Se houver uma denúncia, não se cale. Venha até a delegacia, nos ajude a fazer nosso trabalho com mais eficácia”.

Nova comandante da DELPOL tem ao seu lado uma equipe de alto nível e comprometida (Foto: Gilmar Carvalho)

Ao longo de sua trajetória na Polícia Civil, Dra. Gilmara já passou por delegacias em Francisco Morato, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Vila Mariana, Perus e atuou nas seccionais sul e oeste da capital paulista, além de breve passagem por Estiva Gerbi, de onde se despediu recentemente para assumir a titularidade em Itapira.

“Em cidades como Itapira, onde todos se conhecem e se importam, é possível desempenhar um trabalho mais humanizado e eficaz. Estou feliz com o desafio e pronta para servir com responsabilidade e respeito à população”, concluiu.

 

Compartilhe